Como superar traumas da infância e vencer na vida a dois?
Por causa de episódios de abuso, Luiz Carlos e Fabrizia dos Santos não acreditavam no amor. Saiba como isso mudou
Você já parou para pensar no que o impede de ser feliz em um relacionamento amoroso? Para algumas pessoas, o motivo pode ser um problema antigo, como foi o caso de Luiz Carlos Alves dos Santos, de 37 anos. “Cresci sofrendo abuso sexual, tanto de homens quanto de mulheres, até os 12 anos. Cresci na casa de várias pessoas. Não conheci meu pai e minha mãe trabalhava para me sustentar”, lembra.
Com o passar do tempo, Luiz Carlos tentou deixar para trás todo sofrimento, mas fez isso da pior forma possível: ele começou a andar com más companhias e a usar drogas, de cigarro e bebidas ao crack. “Eu me envolvi com o tráfico, com facção e gangues. Eu sonhava conhecer alguém para viver comigo e ter uma companheira. Eu tinha essa visão, mas não foi o que aconteceu”, diz.
Na tentativa de resolver seus problemas, ele conta que causava situações ainda piores para si mesmo e para a pessoa que estava com ele. Ele já não acreditava mais no amor. Sem saída, ele decidiu superar o preconceito que tinha contra a Terapia do Amor, passou a ir às palestras na Universal e lá conheceu sua esposa, Fabrizia da Silva dos Santos, de 33 anos.
Até encontrar o verdadeiro amor, Fabrizia relata que também sofreu muito e passou por momentos difíceis. “Eu vim de um lar destruído. Na infância sofri aliciamento e fui molestada”, afirma. Por causa disso, ela diz que se tornou uma pessoa insegura e que não confiava em ninguém. “Eu me sentia culpada, achava que nunca me casaria nem seria feliz de fato. Eu sofria ameaças constantes. Eu era uma pessoa triste e calada. Comecei a ter mágoas das pessoas que abusaram de mim e o ódio passou a fazer parte da minha vida.”
Mesmo com medo de contar para alguém sobre os abusos que sofreu, um dia ela finalmente compartilhou sua história com uma pessoa da família, mas a reação foi negativa: “ela não acreditou em mim, me acusou e disse que eu era culpada. Nesse momento me senti sozinha e só me restou a Palavra de Deus para me ajudar”. Para piorar, ela ainda teve um relacionamento malsucedido.
Um dia, Fabrizia conheceu a Igreja Universal e passou a fazer os desafios do Godllywood. Depois, ela começou a frequentar as reuniões da Terapia do Amor. “Na Terapia, fui vencendo todos os complexos, os pensamentos e as ideias fixas que eu tinha sobre relacionamentos. No Grupo Raabe, fui curada dos traumas da infância, perdi o medo e ocorreu uma transformação em meu interior. Eu aprendi a ter autoconfiança e a me valorizar.”
Desde que se conheceram, Luiz Carlos e Fabrizia foram sinceros um com o outro sobre o passado e sobre o que esperavam de um futuro juntos. Eles se casaram no dia 19 de dezembro de 2020, na sede da Igreja Universal de Campinas (SP). “Tínhamos certeza do que queríamos um com o outro”, cita Fabrizia. Luiz Carlos destaca que o casal pratica o amor inteligente: “ela é minha amiga e somos muito unidos. Posso dizer que sou feliz de fato”.