Como tornar o sonho da casa própria uma realidade?
Opções como uso do FGTS facilitam a aquisição do primeiro imóvel. Saiba como se planejar
Comprar a casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. Segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a aquisição de um imóvel lidera o ranking de prioridades financeiras da população e é citada por 31% dos entrevistados. O dado coloca a compra da casa própria à frente de outros objetivos, como investimentos financeiros (25%) e reforma do imóvel (21%).
Morar em um imóvel próprio não é apenas uma meta financeira, mas também uma busca por estabilidade, segurança e qualidade de vida. Morar de aluguel pode ser um desafio, já que o inquilino está sujeito a reajustes anuais, possíveis solicitações de devolução do imóvel e outros contratempos. Além do dinheiro pago ao proprietário, muitas vezes há outros gastos, como taxas destinadas à imobiliária e seguro fiança, que jamais retornarão ao pagador.
O que é necessário?
Deixar de morar de aluguel ou de favor exige planejamento. Especialistas recomendam organizar as finanças, analisar opções de financiamento e considerar custos adicionais, como taxas, documentação e condomínio. Para quem mora de aluguel, uma boa estratégia pode ser reservar um valor mensal para dar a entrada em um imóvel, o que facilita a aprovação do crédito e reduz o tempo de pagamento.
O papel da fé
É verdade que, em virtude das dificuldades financeiras, muitos desistem de buscar um futuro melhor e permanecem se submetendo a injustiças e até a humilhações. A ideia de ter algo próprio, para eles, parece distante. No entanto a Bíblia nos ensina que Deus é aquele que opera em nós tanto o querer quanto o realizar, conforme a Sua boa Vontade (Filipenses 2.13). Isso revela que, ao colocarmos nossos planos nas Mãos de Deus, podemos ter a certeza de que Ele nos guia e nos dá forças para alcançar nossos objetivos, independentemente das circunstâncias.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!