Como vencer o medo de ter um novo relacionamento
Telma e Silvio mostram como se livraram dos traumas que paralisavam a vida deles
Muitas pessoas carregam problemas e traumas que se repetem por várias gerações na família. Por não saberem como agir, se espelham no que seus pais ou avós fizeram, mas não obtêm a solução dessas dificuldades.
Esse foi o caso de Telma Leme Batista Ribeiro, (fotos abaixo) de 39 anos. Ela afirma que durante muito tempo os problemas do passado de sua família na área amorosa também estiveram presentes na sua vida. O pai de Telma, por exemplo, ficou viúvo três vezes. Ela também perdeu o marido e depois se frustrou em outras relações amorosas. “Eu vi a história do meu pai refletida na minha. Me casei com 17 anos, mas vivi apenas três anos com meu marido pois ele faleceu em um acidente de caminhão e me deixou com uma menina de 2 meses. Nesse período, me relacionei novamente e engravidei do meu antigo namorado”, relembra Telma.
Depois, em outra relação, ela ficou viúva novamente. “Me envolvi com outra pessoa da igreja e ele era afastado de Deus. Começamos um relacionamento, nos casamos, mas ele faleceu depois de três anos”, relata Telma.
Além disso, Telma se lembra que suas relações eram sempre marcadas por brigas, ciúme e insegurança. Então, ela ficou traumatizada e com medo de se relacionar de novo, pois imaginava que se casasse sofreria novamente.
No entanto Telma conheceu Silvio Ribeiro, de 49 anos, por meio de uma amiga em comum. Ele também era viúvo e cuidava de três filhos pequenos. Fazia muito tempo que ele não se relacionava com alguém, pois também sentia medo de se frustrar novamente. “Primeiro perdi meu pai e logo depois, em apenas um mês, minha esposa. Depois de dois meses, perdi minha mãe. Foram três perdas muito doloridas e em um espaço curto de tempo. Então, me relacionar novamente estava fora de cogitação”, conta Silvio.
Quando decidiram começar a namorar, eles enfrentaram algumas dificuldades. Uma delas era a distância, pois ela morava em Minas Gerais e ele em Guarulhos, na Grande São Paulo. Na época, Telma passou a frequentar a Terapia do Amor em sua cidade, “Comecei a ir às palestras e percebi que aquele medo, aquela insegurança e o ciúme excessivo foram tirados de mim. Graças a Deus, me dei uma chance de conhecer outra pessoa, mas, desta vez, da maneira que Deus escolheu para mim e como tinha que ser.”
Silvio declara que estava focado em ser feliz em todas as áreas de sua vida, menos na sentimental: “eu estava lutando em todas as reuniões na Universal, exceto na Terapia do Amor. Não cuidava do meu coração e não queria pensar na minha vida sentimental. Então, a Telma me orientou a participar das palestras da Terapia do Amor e lutar para ficar bem sentimentalmente”.
Com os ensinamentos que receberam, eles se curaram internamente e depois se casaram na Celebração de Casamentos no dia 12 de outubro de 2017, no Templo de Salomão, em São Paulo. “Vivemos com amor, paz, compreensão e união. Deus nos deu forças para superar as dificuldades. Quando temos um problema, resolvemos”, finaliza Silvio.