Como vencer os conflitos interiores?
Entenda de onde vêm os pensamentos que atormentam a sua consciência e livre-se deles
Desde que você tomou a decisão de se entregar completamente a Deus, pensamentos estranhos começaram a surgir na sua mente, certo? Você não entende, pois embora esteja se esforçando para obedecer a Palavra de Deus e renunciar a tudo aquilo que O desagrada, tem sido bombardeado por pensamentos impróprios, dos quais tem vergonha até de falar. E isso tem tirado a sua paz e até feito você pensar em desistir.
Pois saiba que, ao contrário do que você imagina, esses pensamentos não são seus, mas do diabo. E é exatamente esse o objetivo dele: fazê-lo desistir, olhar para trás.
A escritora e palestrante Nanda Bezerra explica que todos nós estamos sujeitos a esses conflitos interiores, e eles variam de pessoa para pessoa, pois cada um de nós tem um ou vários pontos fracos, e o diabo conhece cada um deles. Então, a estratégia do mal é investir nessas fraquezas para nos afastar de Deus.
O primeiro passo para você vencer esses conflitos é entender a estratégia do diabo, como ele age. “Para o mal lhe induzir a fazer o que ele quer, ele precisa que você acredite que esses pensamentos vêm de você, e não dele. Ele vai investir naquilo que perceber que lhe atinge e vai começar a lhe bombardear com esses pensamentos. Então você passa a pensar que esses pensamentos são seus. É quando as inseguranças e os conflitos se instalam dentro de você”, esclarece Nanda.
O segundo passo é entender que você está em uma guerra espiritual, e a única forma de sair vencedor é usando as armas da fé, e toda vez que os maus pensamentos surgirem rejeitá-los imediatamente.
“O diabo fala o tempo inteiro na sua mente. Ele quer induzir você a tomar atitudes que irão lhe acusar depois. Primeiro faz você acreditar que não é nada demais, depois ele vai usar isso para lhe acusar, lhe atormentar e fazer você se sentir culpado. Aí começa o conflito interno, fazendo você pensar que está longe de Deus, que não é digno. Destrua esses conflitos internos com a Palavra de Deus.”
Repreenda os maus pensamentos
Em seu blog, o bispo Edir Macedo esclarece que pensamentos – bons ou maus – são inevitáveis. O segredo é saber como reagir diante de cada um deles. “Os bons (de acordo com a Palavra de Deus) devem ser curtidos. Os maus, ou com aparência de bons, devem ser banidos. Não podemos impedi-los de vir, mas temos poder para repreendê-los. Se os maus pensamentos vêm e não os resistimos de imediato, eles ganham força e podem causar riscos à boa consciência e, consequentemente, à Salvação. E quanto mais tempo lá ficam, mais difíceis para serem reprimidos.
Por isso, a reação, por meio de breve oração mental, tem de ser imediata”, orienta.
Como está escrito: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4.7
Na carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo escreveu:
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4.8
Quer aprender a repreender os maus pensamentos quando eles vêm? Então fortaleça a sua vida com Deus participando das reuniões da Universal. Encontre o endereço de uma igreja mais próxima de sua casa clicando aqui.