Como você lida com o feedback?
Ainda que seja vista como algo ruim por alguns, essa prática, quando bem aproveitada, traz melhorias e evolução profissional
Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) entre agosto e setembro de 2020 revelou que a cultura do feedback está em falta na gestão brasileira. O levantamento teve a colaboração de 150 mil funcionários pertencentes a mais de 300 empresas no Brasil. Cerca de 88% dos colaboradores da pesquisa afirmam que as avaliações de desempenho feitas por gestores contribuem para seu desenvolvimento, mas 20% dessas pessoas sentem que não recebem feedback suficiente.
Outro estudo feito pela FEEx entre os anos de 2022 e 2023 mostrou que em 71% dos lugares incríveis para trabalhar os gestores são formalmente cobrados a dar feedback a seus liderados e, em 49%, os não-gestores são formalmente estimulados a dar feedback a seus colegas e gestores. A pesquisa ouviu mais de 200 mil funcionários de 400 empresas nacionais.
Então, se o feedback é algo bom e esperado para o desenvolvimento da empresa, por que muitas vezes ele não é realizado ou não tem o efeito esperado? Essa resposta pode estar na dificuldade de executar essa ação e também na de ouvir os conselhos.
E o que seria exatamente o feedback? A psicóloga e especialista em desenvolvimento humano e organizacional Bia Nóbrega, que tem quase 30 anos de experiência na área, responde: “o feedback é uma interação na qual uma pessoa, com a sincera intenção de contribuir com outra, faz comentários positivos e alertas para estimular a outra pessoa a adotar novos comportamentos. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dentro das empresas”.
Contudo, para que ele funcione de forma genuína, a psicóloga enfatiza que ambas as partes, tanto a que emite, quanto a que recebe, precisam agir de forma certa. Para os gestores, Bia diz que a melhor forma de o feedback ser implementado é seguir o acrônimo CERTO, que se refere a: “comentários construtivos, específicos, relevantes, trabalhados para construir o compromisso com a mudança, e oportunos, sendo pontuados quando o colaborador pode se beneficiar dele”.
Ela também salienta que quem está na posição de expor algo que precise ser melhorado por alguém ou sua equipe deve ter comportamentos exemplares, além de apoiar e dar assistência aos colaboradores. “Um líder eficaz deve não apenas fornecer feedback CERTO, mas também criar um ambiente onde os conselhos sejam bem-vistos por todos os membros da equipe. E isso acontece com bons exemplos, feedback construtivo e específico em um ambiente psicologicamente seguro e de confiança, e também com um treinamento da equipe para lidar com esse sistema.”
Já para o profissional que está recebendo a avaliação, a dica é ver o feedback como uma oportunidade de crescimento e não levar a situação para o lado pessoal. “Receber feedback, especialmente quando é crítico ou negativo, pode ser emocionalmente desafiador. Ele pode afetar a autoestima e ser percebido como uma ameaça. No entanto, quando abordado com a mentalidade correta, o feedback se torna uma oportunidade valiosa para crescimento pessoal e profissional”, acrescenta Bia.
E talvez você, leitor, esteja se questionando: “como solicitar um feedback?” Bia ensina que essa ação deve ser uma prática proativa, que demonstra um compromisso com seu próprio desenvolvimento e melhoria contínua. Assim, o feedback pode ser solicitado “quando houver uma conclusão de projetos e tarefas importantes, em momentos de transições ou mudanças em responsabilidades, e também em momentos regulares, como reuniões mensais ou trimestrais, para discutir o feedback com líderes, colegas ou clientes”, expõe a psicóloga.
E o que fazer após o feedback? Para saber como aproveitar melhor as avaliações feitas por gestores e líderes para avançar na carreira, veja as dicas na ilustração abaixo. Confira também os malefícios de não saber lidar com o feedback.
Prosperidade com Deus
Assim como um bom líder guia sua equipe diante de diferentes situações com seu conhecimento, Deus deseja guiar o ser humano ao melhor do que Ele pode proporcionar diante das Suas Promessas. Então, além de se capacitar e entender como melhorar como profissional, você também pode buscar os ensinamentos da Palavra nas reuniões Prosperidade com Deus, que ocorrem às segundas-feiras, em diversos horários na Universal.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!