Como você vê o seu trabalho?
No Dia do Trabalho, reflita sobre o que a Bíblia diz sobre trabalhar e sobre a maneira como um cristão deve agir em seu emprego
O Dia do Trabalho, celebrado em 1º de maio, gera reflexões coletivas e elas deveriam incluir questões espirituais, afinal, sob a ótica bíblica, o trabalho tem outro significado. Vamos aos exemplos: ao contemplar cada uma de Suas criações, que refletiam Seu caráter, primor e magnitude, Deus viu que aquilo era bom (Gênesis 1:10, 12, 18, 21, 25 e 31). João 5:17 mostra que o Senhor Jesus declarou que tanto Ele quanto o Pai trabalham constantemente, algo que chancela a identidade divina. E Gênesis 2:15 ressalta que o trabalho foi designado por Deus como parte de Seu plano para a Humanidade, com Adão sendo chamado a lavrar e guardar o Jardim do Éden. Dessa forma, o trabalho faz parte do cerne celestial e se estende, de forma honrosa, à Sua maior criação.
Mais do que um fardo
Ao contrário da visão popular que, por vezes, reduz o trabalho a um fardo ou a uma obrigação, a Bíblia ensina que o trabalho foi dado ao homem como uma forma para que encontre satisfação, honra e realização e para lapidar competências – ou seja, ele é muito mais do que ganhar um salário.
Em Eclesiastes 2:24, Salomão afirma que “não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho”. Conhecido por sua sabedoria, ele ainda diz que o trabalho “vem da mão de Deus”, como o homem e a mulher.
Pense em José
Um dos grandes exemplos de trabalho que a Humanidade tem é José (Gênesis 39-46), que, vendido como escravo ao Egito, trabalhou arduamente mesmo sendo injustiçado. Ele era exímio em seu trabalho, a ponto de ser escolhido como governador. O fruto do esforço de José e de seu respeito a Deus foi a bem-aventurança de sua família, salva da fome e da morte.
A vida de José mostra que o fato de alguém não estar no trabalho, no cargo ou com o salário dos sonhos não o impede de naquilo que executar o fazer diretamente para o Senhor e não simplesmente para os homens, como orientou Paulo na carta aos colossenses (Colossenses 3:23-25).
E, além disso, a história de José também aponta para o fato de que Deus está sempre fortalecendo quem crê nEle (mesmo nos momentos mais difíceis) e trabalhando para o bem daqueles que nEle esperam.
Onde aprender mais
Quando o apóstolo Paulo diz que, “se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2 Tessalonicenses 3:10), ele lembra que é a falta de vontade – e não de oportunidades ou de capacidade – que impede cada um de usufruir do que o trabalho pode oferecer. O reforço dessa tese está em Provérbios 18:9, que salienta que “quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói”.
Todas as instruções necessárias quanto à diligência, a um comportamento irrepreensível, à convivência respeitosa e aos caminhos para uma vida abundante estão listadas ao longo da Bíblia. Quando alguém vive alinhado com a Palavra, enxerga no trabalho a oportunidade de desenvolver talentos, se provar diante das responsabilidades e honrar a Deus e a si mesmo.
PARA O BOM ENTENDEDOR
Do Éden aos dias de hoje, o trabalho integra a trajetória do homem, seus conflitos, avanços e princípios éticos. Os cristãos, sobretudo, devem observar alguns comportamentos, pois não adotá-los respingam diretamente em seu zelo e Fé. O bom (e o mau) testemunho é construído diariamente: as palavras não importam, se as ações desqualificam todo o discurso.
Na era dos atestados
De modo geral, atestados legitimam algo, mas atualmente também costumam respaldar condutas dúbias. Recorrer a atestados médicos falsos para faltar ao trabalho é comum em nossa sociedade, inclusive entre algumas pessoas que se dizem cristãs.
Acontece que atitudes como essa não apenas ferem o ambiente de trabalho como enfraquecem o próprio testemunho pessoal. Florear ou distorcer os fatos é, essencialmente, mentir, algo que contraria os princípios bíblicos.
Em berço esplêndido
Descomprometimento com aquilo que faz, trabalhos malfeitos, horas desperdiçadas com futilidades e outras atitudes semelhantes são comuns no ambiente de trabalho. Mas quem negligencia tarefas e horários macula sua trajetória, seja por perda de confiança, seja porque não cresce.
Na entrelinhas
No ambiente de trabalho, seja profissional. Essa parece uma orientação óbvia, mas milhões de pessoas não a seguem. Quantas vezes vemos, por exemplo, falta de limites dos colegas de trabalho, inclusive entre homens e mulheres? Ser profissional exige maturidade para evitar conflitos e interpretações equivocadas. Estabelecer limites e manter o respeito mútuo previnem problemas e resguardam o bom testemunho.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!