Conectando os jovens a Deus e à família
Conheça o trabalho que a Universal desenvolve especialmente para os adolescentes
A adolescência é um período de descobertas e mudanças no corpo e na mente. No entanto é também durante essa fase de transição que os jovens enfrentam conflitos internos e externos e buscam a aceitação de amigos. Além disso, muitos passam a ver os pais como sinônimo de ordem e exigências e não mais como protetores, o que pode levar a desavenças na família.
Enquanto vivenciam a construção da própria identidade, os adolescentes ainda experimentam uma enxurrada de emoções e desafios que podem tornar essa fase complicada e até traumática. Para ajudá-los a atravessar esse período, a Universal criou o Força Teen Universal (FTU), voltado aos adolescentes de 11 a 14 anos. Um dos objetivos do grupo é orientar os participantes para que saibam tomar decisões assertivas frente aos desafios da idade.
Presente em todo o País, o FTU conta com a presença regular de mais de 100 mil adolescentes em suas atividades, que são desenvolvidas com o apoio de 9.700 conselheiros, segundo o Pastor Walber Barboza e sua esposa, Patrícia Barboza, que são responsáveis pelo FTU no Brasil. “Nossa maior missão é que eles conheçam a Deus e tenham contato com a Palavra dEle para que, assim, possam ter uma mentalidade forte e estrutura para que saibam tomar boas decisões ao longo não só da adolescência mas de toda a vida”, diz o Pastor.
Walber aponta alguns conflitos observados na transição da infância para a adolescência. “Além dos conflitos naturais da adolescência, como as mudanças no corpo e as novas experiências adquiridas com amizades e a primeira paixão, muitos adolescentes chegam aos 13, 14 anos com frustrações, problemas de ansiedade, depressão, tentativas de suicídio, automutilação, etc. Por isso, o trabalho do FTU é muito importante para instruí-los e para que tenham um apoio. Hoje, o adolescente é muito provocado pela internet e por amigos a fazer desafios em que quase sempre é prejudicado”, alerta.
Teens em Família
Além de acolher e orientar os adolescentes, o FTU desenvolve dinâmicas, mentorias, oficinas de talentos e português, clube de leitura e outras atividades. Patrícia Barboza afirma que acompanhar esses jovens com aconselhamento é fundamental, uma vez que muitos são solitários e passam muito tempo diante da tela do computador ou do celular. Para reverter essa situação, o FTU promove eventos para unir os teens aos pais, como o Teens em Família, o The Family Walk, o Teens em Família Sports e o Conexão Teen em Família. “Poucas famílias têm essa conexão. Nos eventos em que unimos pais e filhos o objetivo é retomar esse elo e o papel do pai e da mãe como conselheiros da família. Buscamos promover os laços familiares, mas principalmente com Deus”, afirma Patrícia.
Walber diz que os eventos do FTU são desenvolvidos com o intuito de melhorar a sociabilidade dos adolescentes. Por exemplo, para que passem mais tempo em família, construam amizades e desenvolvam talentos por meio do esporte, da dança e da música.
Os pais também são muito bem-vindos ao grupo e vários até se tornam voluntários no projeto. “Muitos problemas dos adolescentes são decorrentes das dificuldades dos pais para manter o casamento, gerir as finanças e lidar com outras questões. Por isso, procuramos dar uma assessoria completa para as famílias”, diz Walber.
A programação regular do grupo inclui o seminário A Escola de Discípulos, realizado toda quinta-feira, às 19 horas. Nele são abordados os pilares para a construção de princípios morais e espirituais por meio da leitura do livro Nos Passos de Jesus para Adolescentes, do Bispo Edir Macedo.
O papel do Conselheiro
O grupo conta com o apoio dos conselheiros teens (CTs), que são pessoas bem estruturadas espiritualmente e preparadas para desenvolver o trabalho e conquistar a confiança dos adolescentes. “Os teens muitas vezes têm dificuldades na hora de buscar uma orientação e, por isso, buscam conselhos na internet ou dão ouvidos a influencers. Eles buscam respostas. O papel dos conselheiros é fundamental, pois os adolescentes contam a eles seus conflitos e pensamentos. Temos ainda o cuidado de levar semanalmente aos conselheiros instruções para o bom desenvolvimento do trabalho. O papel deles não é julgar, mas acompanhar e dar conselhos aos jovens, sem impor uma ordem ou regra rígida”, destaca Patrícia.
Frutos da dedicação
Entre os resultados do trabalho do FTU, Walber e Patrícia mencionam que as famílias são restauradas e os adolescentes se tornam livres de vícios em drogas e jogos e de problemas como a automutilação, a ansiedade e a depressão. Além disso, eles melhoram seu desempenho escolar e seu comportamento. Depois de receberem o Espírito Santo, muitos entram para o curso preparatório para obreiros (CPO) e se voluntariam em projetos da igreja.
Uma das adolescentes ajudadas pelo FTU é a estudante Julia Cardoso Brenand Silva, de 16 anos. Ela conta que se envolveu com más amizades na escola e passou a fumar maconha aos 13 anos. “Eu era péssima aluna, com notas baixíssimas, tinha depressão e crises de ansiedade, nutria ódio pelos meus pais e pensava em matá-los. Tentei suicídio algumas vezes porque não via solução para a minha vida”, relata.
Nesse período, a mãe de Julia, a autônoma Simone Cardoso de Sá Alvim, de 37 anos, passou a frequentar a Universal. “Conheci o FTU e chamava a Julia para participar. Ela resistia, mas eu seguia orando, até que um dia, em 2018, ela aceitou meu convite”, diz.
Julia revela que enxergou sua real condição e buscou ajuda durante os encontros do FTU. “Eu aprendi o que tinha que fazer, me entreguei a Deus e recebi o Espírito Santo. Foi o melhor dia da minha vida. Passei a amar meus pais e nosso relacionamento é ótimo. Hoje tenho prazer de ajudar outros jovens como conselheira no FTU, onde minha vida foi mudada”, afirma Julia. Simone comemora a nova fase da filha, que hoje considera “responsável,
amiga e obediente”.
Walber Barboza finaliza com uma mensagem para os jovens: “adolescente, você pode fazer a diferença onde estiver e ser um referencial de força, superação e respeito. Creia em si mesmo e conte conosco. Estamos à sua disposição pelo canal FTU Brasil no Instagram. Para participar do grupo, procure um conselheiro do FTU na Universal, seja acolhido e faça parte desse projeto maravilhoso. Deus o abençoe”.