Conheça o projeto que combate o analfabetismo e colabora com a educação do País
Além da alfabetização, o projeto também disponibiliza outros cursos, como Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), idiomas e a capacitação profissional
Divulgada em junho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) apontou uma queda de 1,1% na taxa de analfabetismo no Brasil, entre os anos de 2016 e 2022. No entanto, apesar da queda nos índices da educação, aproximadamente 9,6 milhões de brasileiros ainda não sabem ler, escrever ou interpretar textos.
Pelos números:
Destas 9,6 milhões de pessoas:
- 5,3 milhões vivem na região Nordeste;
- 2,1 milhões vivem na região Sudeste;
Motivações:
As razões para a permanência desta deficiência na educação do País podem variar, mas, entre elas, as mais comuns foram listadas na pesquisa:
- Falta de interesse em estudar: 24,7%
- Renuncia dos estudos por devido necessidade de trabalho: 40,2%
- Outras motivações: 14,5%
Além disso, a idade está diretamente ligada a este problema, ou seja, quanto maior a faixa etária, maior é o índice de analfabetismo.
Ler e Escrever:
A Universal está inserida em todos os contextos sociais, assim, à frente deste antigo problema, o projeto Ler e Escrever foi criado em combate ao analfabetismo, por meio da instrução e alfabetização oferecida.
Há mais de 30 anos, o projeto gratuito instituído pelo grupo Calebe já auxiliou milhares de pessoas, assim como Maria do Socorro de Oliveira, de 62 anos, que participa há 5 anos das aulas realizadas no templo da Universal na Paraíba. Maria relata que, hoje, não só realiza as atividades propostas sem dificuldades em ler ou escrever, como consegue interpretar as Escrituras Sagradas, um importante elemento na sua vida.
- “Quando eu entrei no grupo Calebe não sabia ler nem escrever, hoje faço as atividades e consigo ler a Bíblia direitinho. Gosto muito e vou aprender muito mais!”, conta ela.
Além da alfabetização, o projeto também disponibiliza outros cursos, como Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), idiomas e a capacitação profissional.
Conheça mais sobre o projeto:
Se você conhece algum jovem ou adulto acima de 17 anos, que deseja participar das aulas de alfabetização gratuitas, o direcione a um dos templos da Universal, onde poderá se matricular com um dos responsáveis pelo projeto e obter mais informações (confira aqui os endereços).