Conheça os sinais de que você pode estar se relacionando com um futuro agressor
Confira o programa The Love School, exibido no sábado (23), e a live desta segunda (25). Neles, os professores, Renato e Cristiane Cardoso, responderam perguntas
Para responder a essa pergunta, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso, do programa The Love School, exibido no último sábado, 23 de maio, trouxeram à tona casos recentes de crimes passionais que, infelizmente, têm sido recorrentes no Brasil e, diariamente, ocupado os noticiários.
Mas, o que pode ser feito para evitar que tragédias como essas aconteçam?
De acordo com Renato Cardoso é possível identificar, logo no início do relacionamento, se a pessoa com quem você está se envolvendo é um agressor em potencial. Para isso, entretanto, é necessário observar os sinais.
Fatores em comum num relacionamento abusivo
Conheça abaixo alguns fatores comuns em um relacionamento abusivo que, de acordo com o apresentador, apontam para uma agressão futura:
1 – A pessoa não conhecia bem a outra e já começa um relacionamento – Normalmente, são casais que não se preocuparam em conhecer melhor um ao outro e já mergulharam de cabeça no relacionamento.
2 – Apresenta comportamentos possessivos – O agressor gosta de sentir que tem a posse da outra pessoa. Esse é um sinal claro de que a agressão pode acontecer. Daí a importância de observar como a pessoa lida com situações de raiva. Se a pessoa também não quer que você conheça seus familiares e amigos, já é um alerta.
3 – Traços da vítima que atraem o abusador – Algumas pessoas têm certos traços de comportamentos que atraem pessoas abusivas . Exemplo: ela confunde amor com paixão, se apega facilmente, é extremamente carente.
4 – Pulam fase do relacionamento – Renato Cardoso destaca que em um relacionamento saudável é preciso respeitar as fases, que são: amizade, conhecer, namoro, noivado, casamento. Então, é preciso subir degrau por degrau.
O verdadeiro amor traz paz e equilíbrio
Para a psicóloga Pâmela Magalhães, o amor é um sentimento que traz equilíbrio, paz e que respeita a individualidade do outro. Contudo, haverá momentos em que frustrações irão ocorrer e a grande questão é a forma com que cada um irá lidar com elas.
“Então, acho que é importante a gente ter sempre esse alarme de que: não, o amor não mata, e ninguém é propriedade de ninguém. O que há são pessoas, infelizmente, que são desconhecedoras das suas questões e dos seus déficts emocionais e acabam se relacionando. E esse amor patológico, seus transtornos de personalidades, de humor, e mesmo de desvio de caráter, vão aparecer muito mais tarde”, esclarece a psicóloga.
Acompanhe o programa na íntegra e saiba como sair de um relacionamento abusivo:
Quão bem você se conhece?
E nesta segunda-feira (25), o casal deu continuidade ao assunto, devido às muitas perguntas dos participantes durante o programa. Assim, às 22 horas, Renato e Cristiane Cardoso realizaram uma live no perfil oficial do The Love School, no Instagram.
Na ocasião, reforçaram o tema abordado no último programa e explicaram como não se deixar levar por este tipo de relacionamento. “As pessoas se sujeitam a este tipo de relacionamento, porque não se amam. Elas carregam traumas e acham que, ao se relacionarem com outra pessoa, isso irá apagar o que viveram, ou apenas, preencherá a insuficiência interna. Você tem que aprender a enfrentar seus ‘monstrinhos’”, comentou Renato Cardoso.
E ressaltou: “Esteja bem resolvida, tenha primeiro um relacionamento com Deus e depois com você mesma; aí sim você terá um bom relacionamento com outra pessoa”, disse.
Assista na íntegra a transmissão, clicando aqui.