“Coração de Pedra”
O tema foi abordado no The Love School, exibido no último sábado (30). Confira
No programa “The Love School – Escola do Amor” exibido no último sábado (30), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso abordaram o tema “Coração de Pedra”, mostrando como mágoas, frustrações e escolhas mal direcionadas podem endurecer o coração impedindo que a pessoa seja feliz e realizada no amor.
O amor exige preparo:
O apresentador Renato Cardoso destacou que o amor exige preparo. Ou seja, a pessoa precisa se preparar para entrar e estar em um relacionamento e isso envolve, inclusive, a escolha da pessoa, pois “quando a escolha começa errada e ela entra no relacionamento despreparada a infelicidade é certa”, afirmou.
Cristiane acrescentou que muitas pessoas, com conflitos interiores, pensam erroneamente, ou seja, que entrando num relacionamento irão resolvê-los. Mas, acontece justamente o oposto, porque soma-se os conflitos dela com os do parceiro e o relacionamento vira um completo caos.
- “Então, a culpa vai na conta do amor e do casamento. Mas não é deles e, sim, das pessoas que entraram em algo – que elas chamam de relacionamento – totalmente despreparadas e vão gerando infelicidade…”, lamenta Renato.
O comportamento das ostras:
Quando um elemento estranho penetra na ostra, num ato de autoproteção ela transforma aquele elemento em uma pedra (a pérola), o mesmo acontece no coração das pessoas quando são machucadas.
Confira abaixo alguns exemplos citados pelos apresentadores de pedras que as pessoas formam no coração como forma de se proteger, mas que acabam causando ainda mais sofrimento e infelicidade a elas.
- Não deixa nenhum relacionamento ficar sério – Devido às más experiências e traumas que viveu, ela decide que agora só vai entrar num relacionamento para brincar, se divertir.
- Tenta se convencer que está melhor sozinha – Quando a pessoa termina um relacionamento de forma traumática ela começa a dizer assim: “agora não quero saber de ninguém”, “vou cuidar de mim”, etc., mas não é só não entrar em um novo relacionamento que vai resolver o problema, você tem que entender o que te machucou e remover esse problema da sua vida, para que você não se machuque novamente. Porque você vai conseguir ficar sozinha por alguns anos, mas chegará o momento que a carência vai bater e aí para lidar com a carência você acaba abaixando os padrões e se machuca de novo…
- Foca apenas no trabalho – Essa pedra também é muito comum. A pessoa faz do trabalho o seu marido, a sua esposa. “Já que eu não posso contar com ninguém, só comigo mesmo, então, eu vou focar no meu trabalho, no meu autodesenvolvimento, vou crescer e não vou depender de ninguém”.
A lição da ostra:
É preciso aprender a fazer o trabalho das ostras, destaca Cristiane. “Quando você vê uma história de superação é porque a pessoa conseguiu fazer isso, ela aprendeu a lidar com as adversidades, se curou, se protegeu e conseguiu fazer daquela situação uma pérola”.
- “Você pode aprender a transformar os seus traumas em pérolas, transformar suas más experiências em riquezas, tesouros, aprendizados que vão fazer de você uma pessoa mais forte, uma pessoa de muito valor. Você pode usar o seu passado traumático para o bem e transformá-lo em uma pérola de alto valor”, assegura Renato.
Foi o que fez o casal José e Cristina. Confira a história deles assistindo ao programa na íntegra: