Coração no comando? Cuidado!
Salomão se entregou à paixão sem ao menos conhecer a sua amada. Mas o que acontece quando os sentimentos assumem o controle da sua vida?
Em Reis – A Consequência, o romance entre Salomão (Guilherme Dellorto) e Naamá (Ingrid Conte) tem encantado o público. A pureza e a paixão que compõem essa história chega a ser digna de um conto de fadas. Ao descobrir que a jovem é a autora dos papiros de amor que recebia, o príncipe não só se apaixona como vai ao seu encontro.
Assista à cena:
Com suas belas poesias, a donzela conseguiu conquistar a atenção do príncipe que, sem nem a conhecer, acabou cedendo o seu coração à paixão. Mas será que essa entrega os levará a um final feliz?
No podcast Papo Delas, transmitido pelo Univer Vídeo, a autora Cristiane Cardoso comenta sobre a aproximação de Salomão e Naamá: “Ele poderia chegar e dizer ‘eu gostei do que eu vi, do que eu li, mas eu quero conhecer você’. Salomão poderia usar a cabeça, mas ele não escolhe isso, ele escolhe o coração”.
Coração no controle:
Aparentemente, não há nada de errado em deixar o coração conduzir as suas emoções, afinal a sensação de ser amado(a) é prazeroso, quem não gosta? No entanto, ao mesmo tempo em que o coração pode proporcionar bons sentimentos, também é responsável por nos guiar às piores escolhas e decisões, que, na maioria das vezes, resulta em um interior ferido e uma dor irremediável.
Nas Escrituras Sagradas, Deus descreve o coração como corrupto e enganoso (Jeremias 17.9). Sendo assim, o que ele pode oferecer de bom estando no controle da vida de alguém? Nada! Assim, por não colocá-lo em sua devida função, nos deparamos com tantos relacionamentos frustrados e pessoas desacreditadas no amor.
No lugar certo, escolhas certas:
Para evitar desgastes e problemas em quaisquer que sejam as áreas de nossa vida, é preciso tomar atitudes responsáveis e optar por decisões sábias, de forma inteligente.
Esta forma sábia de amar certifica que é preciso respeitar e não ignorar as etapas iniciais de um relacionamento feliz: primeiro conhecer(namoro), para depois se entregar (casamento).
Dicas de um amor inteligente:
No livro Namoro Blindado, os autores Renato e Cristiane Cardoso explicam a importância de respeitar a progressão natural de um relacionamento ao conhecer alguém, como:
1- Contato visual ou por informação: este primeiro contato não significa se apaixonar num primeiro instante pela outra pessoa, mas tomar conhecimento de sua existência.
2- Amizade: ao investir em boas amizades em seu ciclo social, você se permite conhecer pessoas com o mesmo gosto, interesses e objetivos.
3- Atração: por não se basear apenas no físico, a atração que nasce de uma amizade é a mais promissora. Ao gostar dos pensamentos, ideias e caráter da outra pessoa, este conteúdo unido à atração física é o que produzirá bons sentimentos entre os dois.
4- Conexão mental e emocional: é por meio da conexão de ideias mútuas que você irá saber se esta pessoa é adequada ou não para o próximo estágio do relacionamento.
5- Compromisso: com a conexão feita sem altos e baixos, você poder se assegurar em firmar um compromisso com o outro alguém, por meio do noivado e, em seguida, o casamento. Este compromisso deve ser munido da certeza de ambas as partes sobre a construção de sua vida juntos, sem nenhum sinal de dúvida.
6- Conexão física: por último, com todas as etapas seguidas devidamente, o casamento reúne e proporciona as melhores condições para que haja uma entrega física total, onde há confiança e respeito.
Conclusão:
Um relacionamento saudável e sólido é formado por meio do conhecimento, uma construção gradativa que firma uma relação de respeito e confiança com inteligência. Basta desrespeitar a lógica desta progressão, e cedo ou tarde terá problemas.
- “Perceba o aumento gradual da aproximação e intimidade nessas fases. Essa progressão é a mais natural e saudável para formar um relacionamento blindado. Pular essas fases é que seria estranho. […] Conhecer uma pessoa é como abrir um presente, pouco a pouco revelando o que a embalagem traz dentro. Rasgue a embalagem com violência ou rápido demais e você poderá quebrar o que está dentro”, escrevem Renato e Cristiane.
Conheça mais:
Se interessou pelo assunto? Saiba mais sobre o amor inteligente e descubra dicas para uma vida amorosa feliz, participando das palestras da Terapia do Amor, todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você.
Adquira também o seu exemplar do livro Namoro Blindado, clicando aqui.