COVID-19: estados e municípios exigem uso de máscara no interior de templos
Universal atualiza diretrizes adotadas no combate à propagação do novo coronavírus
Além das medidas já adotadas pela Igreja Universal do Reino de Deus em seus templos, definidas pelo Ministério da Saúde e por autoridades locais (veja abaixo), alguns governos estaduais e municipais determinaram a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em locais públicos e no interior de estabelecimentos autorizados a funcionar.
Algumas dessas localidades:
– Em todo o estado de São Paulo, bem como no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rondônia.
– Nos municípios de Belém (PA), Palmas (TO), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio de Janeiro (RJ), entre outros.
Nestes locais, é necessário o uso de máscara de proteção no interior dos templos da Universal.
Além da nova orientação, são estes os cuidados adotados desde o início da imposição de isolamento social:
– Onde foi estipulado limite à quantidade de pessoas em templos religiosos, a Universal controla a entrada de público. Se necessário, amplia-se a quantidade de reuniões para atender a todos que procuram a Igreja.
– Todo visitante recebe álcool em gel ou água e sabão para higienizar corretamente as mãos antes de entrar no templo.
– A Universal segue recomendando que pessoas com mais de 60 anos de idade permaneçam em casa, por pertencerem a grupo de risco em caso de contágio pela COVID-19. Os idosos podem assistir aos cultos e a programação de Fé da Universal pela TV, rádio e Internet.
– Onde os cultos estão autorizados, os presentes são orientados a permanecer distantes uns dos outros, mantendo no mínimo uma ou duas cadeiras vazias entre si.
– Continuam sendo evitadas as orações com imposição de mãos, ou mesmo qualquer contato físico e aproximação pessoal durante as reuniões.
– Nas localidades onde permanece proibida a realização de cultos em templos religiosos, a Universal segue aberta para orações individuais e oferecendo auxílio espiritual, seguindo todas as cautelas sanitárias. As populações desses municípios podem assistir à programação de Fé e aos cultos online pelos canais da Universal, que estão disponíveis em todas as mídias: TV, rádio e Internet.
Esclarecemos que, com a existência de diferentes regras locais e as frequentes mudanças dessas normas, às vezes, é necessário algum tempo para que as orientações cheguem a todos os membros da Igreja e os frequentadores se adaptem às novas definições.
É importante procurar o templo da Universal mais próximo para saber das regras locais.
UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal