Cresce o consumo de bebidas e drogas por adolescentes no Brasil

Levantamento é da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense) realizada pelo IBGE

O consumo de bebidas e de drogas por adolescentes cresceu no Brasil. A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental (entre 13 e 17 anos) das redes pública e privada.

O estudo abrange o período entre 2009 e 2019. Ou seja, antes da pandemia de Covid-19, quando os jovens brasileiros já se mostravam mais vulneráveis, cuidando-se menos e expondo-se mais a riscos. Esta vulnerabilidade pode ter aumentado depois da crise sanitária.

Entenda a pesquisa em números:

  • A experimentação de bebida alcoólica cresceu de 52,9% para 63,2%.
  • O consumo excessivo (quatro doses para as meninas e cinco para os meninos, em um mesmo dia) aumentou, de 19% para 26,2% entre eles, e de 20,6% para 25,5% entre elas.
  • O aumento do consumo de álcool foi mais intenso entre as meninas (de 55% para 67,4%) do que entre os meninos (de 50,4% para 58,8%).
  • A experimentação ou exposição às drogas cresceu em uma década, de 8,2% para 12,1%.

O que vale ressaltar sobre os vícios:

Não existe níveis seguros de uso para substâncias como o álcool e outras drogas. Em jovens, e também em adultos, o alcoolismo é uma doença crônica que abre portas ao consumo de outras substâncias. O vício, por fim, trata-se de um caminho de difícil retorno. Destrói não apenas a saúde física e mental do indivíduo bem como mexe com o equilíbrio emocional de toda a família.

Assista aos testemunhos de pessoas que perderam suas juventudes dominadas pelo vício em álcool, cigarro e outras drogas, e como elas tiveram suas vidas transformadas:

Vício tem cura:

  • Todo o tipo de droga é perigoso e tem capacidade para causar dependência. A linha entre o uso pontual de qualquer tipo de substância química e o vício é tênue. Algumas substâncias podem parecer inofensivas, mas são o ponto de partida para incursões ainda mais viciantes.
  • Se você está cansado de sofrer, quer se livrar deste mal que o aflige e obter ajuda nesse processo de mudança, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. Reunião dedicada especialmente a quem busca a libertação da dependência, seja ela qual for.
  • A saber, o Tratamento é procurado por milhares de pessoas que sofrem as consequências dos vícios há muitos anos. E que já buscaram ajuda em diversos locais, porém sem resultado. Clique aqui e saiba onde e quando participar. Ademais, acesse o canal do Tratamento no Youtube.
imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock