Cristão evangélico: você tem assumido a fé em Jesus Cristo no seu dia a dia?
Muitas pessoas se sentem intimidadas para falar abertamente sobre Cristo
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todo o País, a quantidade de evangélicos aumentou em 61%.
Entretanto, ao longo do Novo Testamento, vemos que os discípulos do Senhor Jesus, mesmo em meio às perseguições, não ocultavam das pessoas o motivo de suas alegrias. (1 Pedro 3.15).
Ambiente de estudos
Graduando em Letras, Kaique Ferreira atesta este fato. Durante o período da faculdade, ele recebeu muitos convites para festas e de envolvimento com amizades nocivas para os valores bíblicos. Por isso, ele deixava a sua fé bem clara para os colegas de sala de aula.
“A maioria dos trabalhos e das atividades acadêmicas envolve discussões e seminários em grupo. Não tive outra escolha a não ser me enturmar, mas entendi que deveria me preservar, saber filtrar os grupos de que eu faria parte e quais eram também os meus limites. Em alguns casos, eu afirmei que sou cristão e disse que não participaria. Em outros, eu não precisei falar porque as pessoas já sabiam qual era a minha fé e respeitavam as minhas convicções”, relembra Kaique.
Para os estudantes evangélicos, Kaique aconselha: “o ambiente universitário não precisa ser um lugar tóxico, onde o cristão deve se isolar de tudo e de todos. Pelo contrário, deve ser um lugar onde a pessoa tem a oportunidade de exalar a essência de Cristo e ser a fonte de águas vivas que o Senhor Jesus disse. (João 4.14). É claro que será necessário saber filtrar as companhias e recusar convites para preservar a fé a todo instante”.
Fé e profissão
A carreira militar envolve muitos desafios inerentes às suas atividades rotineiras. Então, como conciliar a fé com as necessidades do trabalho? Para o major Roni Negreiros, a fé vem para somar e ajudar a pessoa a ter uma atuação ainda melhor no dia a dia. “Eu preciso ter o conhecimento técnico para a minha profissão, ou seja, o conhecimento das leis para praticar a justiça, mas também ter fé. Porque acima da capacidade humana tem o poder de Deus para livrar a pessoa de problemas. A fé, nesta profissão, não é um freio para que a pessoa deixe de fazer o que ela precisa fazer. O policial tem todas as suas ações fundamentadas na lei. A fé tem outro fundamento: ela torna o policial mais equilibrado, com mais domínio próprio e com confiança em Deus de que ele será guardado diante de um perigo maior. E, por integridade ao temor a Deus, ele ficará afastado de danos, como, por exemplo, da corrupção ou do desvio de conduta”, explica o Major Roni.
Vale acrescentar que o Senhor Jesus, certa vez, disse: “Vós sois a luz do mundo…” (Mateus 5.14). Portanto é muito importante que os seguidores de Jesus Cristo vivam uma fé prática em suas atividades diárias e revelem para o mundo a glória de Deus.