Cuidado com a comparação que você faz ao seu filho

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, durante a bênção para pais e filhos

Imagem de capa - Cuidado com a comparação que você faz ao seu filho

Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (3), Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, explicaram a quarta maneira (de uma série de quatro — clique aqui e saiba qual é a terceira) pela qual pais e mães podem estar afastando os seus filhos: tentar fazer o filho à sua imagem e semelhança.

O Bispo comentou que, muitas vezes, quando esse assunto é abordado, fala-se de coisas que os pais fazem, com a melhor das intenções, e acreditam estar ajudando o filho, mas, na verdade, o efeito se dá ao contrário.

“Normalmente, temos o desejo de fazer dos nossos filhos uma cópia de nós. Mas, tentamos em vão fazer isso e acabamos tentando, na força, impor o nosso jeito a eles. Por exemplo, com certeza, você já falou para o seu filho coisas como ‘eu, na sua idade, já fazia isso’. E, você começa a falar como era mais virtuoso, mais responsável, mais trabalhador do que seu filho na idade dele. Claro, que as intenções são as melhores. É mostrar para o seu filho que ele já tem idade para fazer muito melhor. Mas, esse tipo de comparação não funciona”, explicou.

Seja exemplo para seu filho

Cristiane, por sua vez, destacou que Deus fez o homem e a mulher à imagem e semelhança dEle. Mas, no Jardim do Éden, quando eles pecaram, também começaram a se afastar. Entretanto, Deus não os forçou a ser aquilo que Ele é.

“Como Deus lidou com o ser humano que não era mais como Ele, que não pensava com Ele, que não agia mais como Ele? (…) Deus não fez a gente sentir como se não merecesse Ele mais, por causa das nossas imperfeições. Então, quando você faz o seu filho pensar que não é como você era na idade dele, ele pensa: ‘eu sou uma decepção’. E isso afasta o seu filho (…) Meus pais nunca me forçaram a ser com eles. Mas, foram exemplos. Esse é o caminho. Não queira forçar o seu filho a ser como você. Seja aquilo que o seu filho admira”, pontuou.

Ao que reiterou o Bispo Renato: “Antes de esperar que seus filhos sejam imitadores seus, você seja imitador de Deus, à imagem e semelhança dEle. Deus nos deu pais para que eles fossem a figura mais próxima dEle. O filho não tem ainda a fé desenvolvida. Então, como ele vai conhecer a Deus? Os pais são essas pessoas que vão espelhar Deus para os filhos. Mas, entenda, que isso vai levar tempo. Começa com o seu testemunho e não querendo impor isso.”

Assista abaixo ao vídeo com a mensagem na íntegra:

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema e receber orientação para o seu relacionamento familiar?

Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para pais e filhos.

Para outras localidades, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

Não deixe de participar!

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: IStock