Cuidado com a hérnia de disco
Doença foi a segunda maior causa de afastamentos do trabalho em 2024, no Brasil, com mais de 172 mil benefícios concedidos
Segundo a Organização Mundial da Saúde, oito em cada dez pessoas sofrem com hérnia de disco. Em 2024, entre os mais de 3,5 milhões de afastamentos do trabalho registrados pelo Ministério da Previdência Social, a hérnia de disco ficou em segundo lugar, com 172.665 casos que geraram incapacidade: uma taxa 158% maior do que a registrada em 2021, quando 66.825 benefícios foram concedidos.
Problema de saúde pública
A ortopedista e diretora da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Maria Fernanda Silber Caffaro, afirma que a hérnia de disco é um problema de saúde pública que impacta negativamente o bem-estar e a produtividade da população: “A conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado é fundamental para reduzir os efeitos da dor e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados”.
Cuidado ao envelhecer
Maria Fernanda dá mais explicações: “Embora a degeneração da coluna vertebral seja um processo natural, inexorável e progressivo, associado ao envelhecimento, na região lombar, onde a carga biomecânica é maior, as alterações degenerativas tendem a ser mais frequentes e clinicamente mais relevantes do que em outras regiões da coluna vertebral”.
Procure um ortopedista
Maria Fernanda recomenda que quem tem dores na coluna faça uma avaliação com um ortopedista vinculado à SBOT. “O tratamento da hérnia discal deve ser individualizado, focando na causa subjacente e nas necessidades do paciente. Caso o tratamento não seja instituído, além da piora do processo de desgaste progressivo, as dores podem se tornar mais intensas e haver comprometimento das funções neurológicas em razão da compressão dos nervos pelo disco herniado”, diz.
O que a bíblia diz
Em 1 Coríntios 6.16, Paulo questiona “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?” ao orientar sobre cuidados que devemos ter. Quando o cristão internaliza esse fato, ele passa a cuidar melhor de si mesmo, não apenas espiritualmente, o que é fundamental, mas também fisicamente.
Muitas vezes adiamos a visita ao médico, mas cuidar da própria saúde também é nosso dever, afinal, até mesmo nosso corpo dá testemunho da nossa fé. O diagnóstico precoce e correto da hérnia de disco evita um desgaste grave e acelerado e possibilita que sigamos, com saúde, propagando a Palavra de Deus. Portanto, ao sentir dores, procure um médico.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!