Cuidado com o golpe da multa falsa
Número de fraudes com multas de trânsito falsas não para de crescer
Muitos motoristas têm sido enganados com o golpe da multa falsa aplicado por quadrilhas especializadas em crimes digitais.
O quadro geral:
Os criminosos agem pela internet, enviando mensagens no celular e boletos falsos pelo correio. Normalmente, as vítimas não desconfiam porque os dados do veículo e do motorista que constam nas multas enviadas estão corretos.
De acordo com uma reportagem exibida no Jornal da Record, o Detran afirmou que investe constantemente em tecnologias para garantir a proteção dos dados dos motoristas, porém, apesar disso, o número de fraudes só tem aumentado.
Dinâmica utilizada pelos golpistas:
Entrevistado pela reportagem, o especialista em Direito do Consumidor, Marco Antonio Araújo, esclarece que as quadrilhas especializadas em crimes digitais verificam a dinâmica que tem um funcionamento melhor. Eles disparam uma quantidade de e-mails e veem quantas pessoas clicam naquele link, se funcionar aquele argumento, eles vão continuar usando.
Como evitar cair na fraude da multa de trânsito:
O Detran-SP orienta que o proprietário – antes de pagar a multa – deve acessar o site do órgão para verificar as infrações de trânsito registradas contra ele. A consulta pode ser feita pelo número da placa ou do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).