Cuidado! Você pode estar em um ponto cego
Assim como no trânsito, eles estão presentes na vida espiritual, por isso, fique atento!
Você já ouviu falar em ponto cego? Se você dirige, certamente, sabe que os retrovisores do carro possuem pontos cegos. Portanto, é preciso tomar muito cuidado para não ser enganado por eles e acabar se envolvendo em um acidente de trânsito.
Mas, se você não é habilitado, deixe-me explicar o que são esses pontos cegos e por que são tão perigosos: são áreas ao redor do veículo que os espelhos retrovisores não conseguem captar e, por isso, escapam da visibilidade do motorista.
Por exemplo: ao fazer uma ultrapassagem, se o outro veículo estiver posicionado em uma área fora do alcance da visão do motorista, ele irá entrar na outra pista acreditando não haver perigo. Contudo, será surpreendido por esse veículo que não conseguiu ver ao olhar pelo retrovisor. Consequentemente, causará um acidente.
Pontos cegos na vida espiritual:
- A escritora e colunista Núbia Siqueira usou essa analogia para mostrar que assim como no trânsito, na vida espiritual também existem pontos cegos. Por isso, é preciso estar muito atento a eles para que não nos enganem e nos faça pensar que uma determinada situação não representa perigo, quando, na verdade, é uma grande armadilha do mal para nos fazer pecar.
O autoengano:
- De acordo com a colunista, pior do que ser traído (a), enganado (a) por alguém, é a autotraição, o autoengano. Isso acontece quando não nos conhecemos, e sentimentos e fraquezas ficam escondidos dentro de nós porque não sabemos lidar com eles. Então, nos convencemos que estamos bem e que jamais iremos fraquejar, pecar e cair na fé.
Mas, infelizmente, não é o que temos visto acontecer. Ela relata alguns exemplos de pessoas que caíram em pecado e ao serem atendidas disseram: “eu jamais imaginaria que seria capaz de cometer tal ato…”; “eu jamais imaginaria que fosse capaz de trair meu marido, minha esposa”; “eu jamais pensei que fosse capaz de me envolver com um incrédulo”.
O perigo do piloto automático:
Elas haviam entrado no modo de piloto automático, por isso, acreditavam que estavam bem, mas quando colocadas à prova, foram reprovadas.
- “O modo automático do coração, da mente, é muito perigoso. Porque a pessoa começa a se sentir tão segura, que derruba barreiras, antes extremamente importantes para ela”, alerta.
Pontos cegos:
- Ela começa a abrir concessões: se antes ela evitava ter amizades com rapazes incrédulos, agora ela já vê como algo normal.
- Embora ela não tivesse a intenção de pecar, seu comportamento a fez entrar em um ponto cego, em que ela não enxerga mais essa situação como perigosa. O que antes ela considerava inapropriada para sua fé, agora passou a ser aceitável.
A cegueira espiritual:
- A cegueira espiritual é o pior de todos os problemas que podem acometer um cristão, assegura a escritora. Por isso, aconselha: “Busque a visão espiritual, enxergar a situação que você está envolvido; saia disso enquanto é tempo. Peça ajuda! Se você ficar calado, fingindo que não está acontecendo nada, vai continuar no ponto cego e se colocar num acidente que pode custar a sua vida, custar a Sua Salvação”, alerta.
Confira a mensagem na íntegra:
[instagram_post url=”https://www.instagram.com/p/CbNA9N3Ir9e/”]