Curso profissionalizante formou jovens que cumprem medida socioeducativa

Essa foi a primeira vez que as aulas de beleza aconteceram na unidade feminina de Belo Horizonte, em Minas Gerais

Imagem de capa - Curso profissionalizante formou jovens que cumprem medida socioeducativa

Recentemente, três menores em conflito com a lei e que cumprem suas medidas socioeducativas na unidade de semiliberdade feminina Santa Amélia de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, se formaram no curso profissionalizante de cabeleireiro e modelagem.

A ação aconteceu pela primeira vez no local e foi organizada pelo grupo Universal Socioeducativo (USE). As aulas foram ministradas pelo professor Romeo Correia, profissional e empresário da área, que se prontificou a qualificar essas jovens e certificá-las, dando a elas oportunidade de estarem aptas a exercer uma profissão futuramente.

Chance de mudança
Foram seis semanas de curso e muitos aprendizados. Segundo o Pastor Christian Chiaramonti, responsável pelo grupo USE no Estado de Minas Gerais, o objetivo foi dar a oportunidade a elas, por meio de um curso gratuito profissionalizante, de se inserirem no mercado de trabalho assim que cumprirem as medidas socioeducativas.

“As aulas elevaram a autoestima dessas adolescentes. Contudo, o mais importante foi o dia da formatura, quando elas olharam para si mesmas com a roupa de formandas e se emocionaram. Isso mexe com o interior dessas pessoas que se sentem inferiorizadas”, salientou o Pastor.

A oportunidade foi de grande valia. O Pastor Christian comentou ainda que elas perceberam que podem dar a volta por cima e não precisam continuar vivendo a vida que levavam, envolvidas com drogas e crimes. Em breve, outros cursos de beleza serão organizados.

Você também pode ser um voluntário da Universal. Encontre o endereço de uma igreja mais próxima de sua casa no portal universal.org e se informe com o pastor.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Getty Images