Cursos em presídios crescem 80% em 2025, com 7.300 novas vagas

No primeiro trimestre, 160 treinamentos foram disponibilizados para formação de detentos, um aumento de 42% em comparação com 2024

Imagem de capa - Cursos em presídios crescem 80% em 2025, com 7.300 novas vagas

O primeiro trimestre de 2025 contou com um crescimento no número de beneficiados pela Universal nos Presídios (UNP), programa social da Igreja Universal do Reino de Deus que atua no fomento a ações positivas dentro de presídios brasileiros. Entre janeiro e março, foram ofertados 160 cursos, contemplando 7.300 vagas disponibilizadas para as formações. Em comparação, no mesmo período do ano anterior, foram proporcionados 112 cursos com 4.059 vagas. O projeto demonstra uma expansão constante, evidenciada por um aumento expressivo de 42% na oferta de cursos e de 80% no número de vagas de 2024 para 2025.

Entre os cursos oferecidos pela UNP, destacam-se diversos segmentos de formação. Na área de beleza, há cursos de maquiagem, cabeleireiro, design de sobrancelhas e manicure. Na culinária, encontram-se opções como confeitaria, panificação e cultivo de hortaliças. A área de saúde oferece o curso de primeiros socorros, enquanto a de serviços abrange eletricidade, alvenaria, pintura e como ser garçom. Já para os que querem aprender um novo idioma, há também o curso de espanhol.

A escolha dos cursos oferecidos pela UNP é determinada pela disponibilidade de seus voluntários, que avaliam as modalidades e a melhor maneira de implementá-las no ambiente prisional. Em fevereiro de 2023, a Igreja Universal formalizou um Acordo de Cooperação Técnica em São Paulo com a Secretaria da Administração Penitenciária para viabilizar esses cursos.

A seleção dos detentos beneficiados pelos cursos é responsabilidade da direção de cada penitenciária, que coleta as inscrições e as encaminha à UNP. Os voluntários do programa social acompanham todas as etapas do processo e, ao final, realizam uma cerimônia de formatura para entregar os certificados. Os materiais didáticos são fornecidos pela UNP, com o apoio de obreiros e parceiros.

Palestra sobre empreendedorismo traz novas perspectivas

Uma das atividades marcantes dos voluntários da UNP nos primeiros meses de 2025 foi a Jornada da Cidadania, implementada em presídios por todo o Brasil. Em abril, o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Pacaembu, no interior paulista, recebeu uma palestra sobre empreendedorismo como parte dessa ação.

O tema foi definido pela importância de comunicar aos internos o conceito de empreendedorismo pessoal, com foco no aprendizado e nas oportunidades que podem emergir no contexto prisional. Ministrada por Lucia Prado, professora de História e Geografia, jornalista e apresentadora na rádio Life FM, que ocupa também o posto de Diretora de Apoio Cultural da rádio Life FM, a palestra impactou 100 detentos através da educação sobre a importância do empoderamento pessoal.

“A capacidade do ser humano em fazer escolhas constantemente requer priorizar o conhecimento, o aproveitamento do tempo e das oportunidades que surgem durante a prisão”, destaca o Pastor Marcos Datri, integrante da UNP e responsável pela organização da ação.

O projeto realizado no CDP 2 é mais uma ação da UNP que mapeia o interesse dos detentos em cursos de desenvolvimento, já que muitos participam ativamente, obtendo perspectivas de melhoria de vida e que se souberem aproveitar as oportunidades, seja através das leituras ou participação de atividades, poderão sair reabilitados.

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Foto: Reprodução