Cursos gratuitos ajudam moçambicanos a ingressarem no mercado de trabalho
Com o objetivo de promover a capacitação e o ingresso de jovens no mercado de trabalho, a Universal em Moçambique, por meio do Centro de Formação Central Jovem, oferece, gratuitamente, cursos básicos de curta duração nas áreas de comunicação, gestão e negócios, tecnologia e idiomas.
Fundado em novembro de 2011 pela Universal, o Centro de Formação é uma instituição sem fins lucrativos e é licenciado no país pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep).
Depois de dois anos de interrupção das atividades por causa das restrições causadas pela Covid-19, foi realizada, no dia 9 de julho, a cerimônia de encerramento da quinta fase do curso no Centro de Formação Central Jovem, em Maputo, capital de Moçambique. Na ocasião, 260 formandos concluíram os módulos de contabilidade, gestão de empresas, recursos humanos, secretariado, marketing, design, empreendedorismo, informática, jornalismo, alfabetização, inglês e francês.
Ema Eugênio Mahota, uma das alunas, comemora e diz: “quando cheguei, eu não sabia nada. Nem ligar o computador, nem enviar e-mail. A instituição me deu essa oportunidade. Hoje já sei fazer tudo no computador e me vejo capacitada para atuar no mercado de trabalho”.
As aulas são ministradas por docentes universitários voluntários do programa social, os cursos têm duração de seis meses e oferecem o aprendizado nível 1. Caso o aluno tenha interesse em continuar aos estudos, ele é incentivado a buscar uma instituição de ensino superior ou técnico profissional.
Segundo o responsável pela iniciativa, Marcos Alberto Banze, cursos como design ou contabilidade exigem um investimento muito alto, que esses alunos não podem pagar: “o Centro de Formação abre uma porta para ajudá-los e daqui eles já ingressam no mercado de trabalho. Tem um jovem que, recentemente, se formou em jornalismo e agora já está trabalhando em uma emissora de televisão”.
Além do objetivo principal de proporcionar oportunidades para os jovens, Marcos ressalta ainda o intuito de ajudar no desenvolvimento do país: “para que haja desenvolvimento, a capacitação é necessária”.
O jovem Hertes Mawewe, de 22 anos, conquistou o título de melhor aluno da turma no curso de gestão de empresas. Ele relata que as aulas o ajudaram muito, inclusive a entender melhor o mercado de trabalho em Moçambique: “eu era corretor de imóveis e, por meio da formação, consegui ter a oportunidade de entrar em uma empresa e praticar aquilo que
estava aprendendo”.
Em Moçambique
Neste ano, a Universal completa 30 anos de atuação em Moçambique. Em todos esses anos, ela tem se empenhado a ajudar o próximo em diversas frentes, além da educacional. Exemplo disso foi a distribuição de cobertores no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo, no início deste mês.
Conheça mais e melhor o trabalho desenvolvido pela Universal tanto em Moçambique como em outros países acessando o portal universal.org.