Curta-metragem produzido pelo FJU Bahia conscientiza jovens sobre o mundo do crime

“Quinze – A vida pode mudar em minutos” conta a história de um rapaz que leva 15 tiros e sobrevive

Imagem de capa - Curta-metragem produzido pelo FJU Bahia conscientiza jovens sobre o mundo do crime

Na periferia de Salvador, capital do estado da Bahia, muitos adolescentes têm entrado no mundo do crime e colocado as suas vidas em risco. Seja por dívida com drogas ou envolvimento com o tráfico, entre outras situações, têm interrompido as suas histórias antes mesmo de encontrar uma nova chance. Mas isso não se restringe apenas a essa região. A morte de jovens é frequente em todo o Brasil.

Pensando em retratar essa realidade e, principalmente, alertar sobre os perigos de uma escolha errada, os projetos Mídia e Cultura da Força Jovem Universal (FJU) da Bahia se reuniram para produzir o curta metragem “Quinze – A vida pode mudar em minutos”, com o objetivo de conscientizar jovens a se afastar do crime e mostrar que é possível ter uma vida transformada.

Disponível nas redes sociais, o filme retrata a histórias do jovem baiano Jeferson — nome fictício, originalmente inspirado em um garoto chamado Davi—, que leva 15 tiros à queima-roupa mas consegue sobreviver. Apesar das cicatrizes físicas, ele teve a vida espiritual completamente transformada após aceitar o convite de seu irmão para conhecer o grupo FJU.

Sobre o curta

Produzido em abril de 2015 e roteirizado por Ângela Paz, responsável pelo Mídia do estado na época, o curta — que tem a duração de 15 minutos — contou com uma equipe de produção de cerca de 25 voluntários envolvidos diretamente no projeto. “Foi primeiro tudo: primeira vez que eu roteirizei, primeiro curta do Mídia FJU Bahia. Era tudo muito novo, por mais que a gente já tenha feito vídeos e matérias. Tínhamos experiência, mas não com linguagem de cinema”, lembra Ângela.

Segundo Ângela, o filme passa a mensagem de que não é porque o adolescente está no FJU que ele vai se livrar de determinadas situações , mas sim quando a gente muda de direção e passa a adquirir a visão de Deus. O que antes a gente criticava a gente passa a enxergar com novo olhar.

Assista abaixo ao curt-metragem:

Gostou? Faça parte do FJU. Clique aqui, encontre uma Universal mais próxima da sua casa e informe-se com o responsável.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Reprodução