Da separação à construção de uma nova história
Após nove anos conturbados, Vanessa e Renato Macedo encontraram a saída para a felicidade e a realização amorosa
A designer gráfica Vanessa Macedo, de 36 anos, e o empresário Renato Macedo, de 35 anos, se conheceram ainda jovens, mas, por mais que desejassem ser felizes, as suas bagagens emocionais não permitiam. Ela conta que cresceu em um lar conturbado, com muitas brigas e traições, o que afetou seus relacionamentos amorosos quando se tornou adulta. “Eu tinha muita dificuldade de confiar nas pessoas e achava que não valia a pena trabalhar por um relacionamento sério. Com isso, eu não me valorizava nem às outras pessoas”, revela.
Vanessa chegou a conhecer os ensinamentos de fé da Igreja Universal por meio de seu pai, mas, depois que ele faleceu, ela se revoltou contra Deus e se afastou dEle. Nesse período, frequentando baladas, ela conheceu Renato, que também lutava contra as consequências da carência afetiva, principalmente por ter presenciado os problemas de seus pais e, em seguida, ter de lidar com a ausência da figura paterna. “Eu não me sentia amado nem sabia o que era ser um homem. Quando fiquei mais velho, eu não levava ninguém a sério. Traía, era traído e sempre era levado pela carência. Apesar de estar com a Vanessa, eu não sabia conduzir um relacionamento de forma saudável”, conta Renato.
Ele afirma que tinha vícios e más amizades e praticava ações que o levaram a ser preso. Na cadeia, ele teve seu primeiro contato com Deus por meio do projeto Universal nos Presídios (UNP). “Depois que ganhei a liberdade, a Vanessa e eu passamos a frequentar as reuniões na Igreja e, com um ano de namoro, tivemos nosso primeiro filho. Entretanto, por causa da imaturidade, nós não sabíamos conduzir as situações e tínhamos muitas brigas e traições”, diz.
Tempos depois, o casal teve a segunda filha, mas logo se separou. “Eu me sentia anulada, lutava com a força do meu braço e por isso nos afastamos também de Deus por dois anos. Eu me via sozinha com duas crianças e vazia e, então, decidi voltar para Jesus”, recorda Vanessa.
Também sozinho, Renato buscou uma fuga para seus problemas nas drogas e ficou sem ver os filhos por dois anos. Com isso, ele desenvolveu uma depressão e se entregou às perdições. “Eu tinha me esquecido de Deus, mas, no fundo do poço, eu me lembrei da Palavra que recebi no cárcere e voltei aos pés do Pai em 2022”, afirma.
Depois de nove anos conturbados, eles conseguiram reconstruir a família e o amor, mas tudo começou pelo trabalho de Deus no interior de ambos, o que gerou mudanças de pensamento. Além disso, eles passaram a aprender lições valiosas nas palestras da Terapia do Amor.
Em maio deste ano, Vanessa e Renato receberam a bênção matrimonial no Altar de Deus. “Conhecemos o Autor do Amor e precisávamos da bênção dEle, pois só assim nosso casamento seria completo e de verdade”, revela Vanessa. “Nosso casamento é completo e as maldições foram quebradas. Hoje somos amigos e fazemos planos juntos. Somos um só”, conclui Renato.
Terapia do amor
Todas as quintas-feiras, em todo o País. Saiba mais em terapiadoamor.tv Terapia do Amor, ajudando milhares de pessoas a realizar o sonho de se casar.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!