Danos para uma vida inteira: qual o efeito do vape, o cigarro eletrônico?

Jovem tem sérios danos pulmonares após manter vício por 6 anos

Imagem de capa - Danos para uma vida inteira: qual o efeito do vape, o cigarro eletrônico?

Jovem de 19 anos é internado com sérios danos pulmonares após usar vape (cigarro eletrônico) por seis anos. Classificado por ele como “tendência bacana”, o uso do dispositivo o deixou com sequelas de quem teria fumado por uma vida inteira.

Dirigindo a notícia:

  • Draven Hatfield, hoje com 19 anos, afirma ter usado o vape desde os 13 anos de idade. O constante uso do cigarro eletrônico o fez enfrentar quatro colapsos pulmonares em um curto período de quatro meses.
  • Inicialmente, o uso do vape era feito eventualmente, porém, após um certo tempo, Draven passou a utilizá-lo de maneira rotineira.
  • Com sua saúde extremamente fragilizada, o jovem diz ter ficado chateado com toda a situação, pois pensava que o seu uso era menos prejudicial do que utilizar cigarros tradicionais.

Confira a matéria completa na íntegra do R7, clicando aqui.

Por que isso acontece:

  • Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, tais colapsos pulmonares ocorrem quando há o acúmulo de ar entre a parede torácica e o pulmão, resultado de uma lesão na região.
  • Os principais sintomas são: dor no peito, falta de ar e coração acelerado ao respirar.
  • Além disso, especialistas afirmam que o cigarro eletrônico pode aumentar o quadro de risco desenvolvido pelo uso.

Vale notar:

Os vícios, muitas vezes romantizado pelos jovens, têm estado entre os principais desafios à saúde pública no mundo. A dependência que pode ser gerada por gatilhos ou por uma busca de identidade entre os jovens, causa não só problemas no desenvolvimento pessoal de cada um, mas, também, sérios riscos à qualidade de vida de seus dependentes.

Por acharem que não existe saída para os vícios, muitos dependentes perdem as esperanças na busca pela sua cura, sem terem conhecimento que há, sim, uma solução para esse problema.

Conheça quem conseguiu sair dos vícios:

Tratamento para a cura dos vícios:

Se você, ou algum ente querido, tem sofrido com os vícios, saiba que existe uma solução para esse problema. Participe do tratamento gratuito do grupo “Vício Tem Cura”, todos os domingos.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock / Reprodução - Facebook