De que forma você reage às crises que afetam seu negócio?

Veja por que ter resiliência empresarial o ajuda a se preparar para imprevistos como as pandemias e os problemas geopolíticos

A pandemia de Covid-19 é o exemplo mais claro de como os empresários tiveram que se adaptar para manter seus negócios em um momento crítico. Agora, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que também é um conflito comercial, promete trazer novas consequências. Medidas protecionistas de nações que apoiam cada lado devem causar impactos negativos diretos na economia de diversas nações. O empresário brasileiro, pequeno ou grande, não passará incólume, o que levanta uma questão: o que é preciso fazer para enfrentar esses momentos de crise?

Para Leandro Sobrinho, sócio da Raise Investor, empresa de investimentos imobiliários nos Estados Unidos, já vivemos várias crises: “passamos por um impeachment e, há pouco mais de dez anos, ocorreu uma crise gigante nos Estados Unidos, com a bolha imobiliária, que afetou o mundo inteiro. Passamos por problemas climáticos e há uma série de coisas que acontecem na economia, como a supervalorização do dólar. Olha por quantas situações adversas o empreendedor teve que passar”, observa.

Premissa empresarial

Sobrinho diz que não adianta achar que a vida de empresário será fácil. “O empreendedor que vai se destacar é aquele que souber lidar com as adversidades com resiliência para manter seu negócio funcionando. Eu qualifico a resiliência empresarial como uma premissa do empreendedor. Não adianta chorar, reclamar ou espernear. Tem que saber resistir ao choque e à diversidade de situações. É isso que diferencia as empresas com vida longa daquelas que não conseguem passar das estatísticas de empresas que fecham nos primeiros três ou cinco anos”, aponta.

Planejamento estratégico
O empresário explica que o pensamento positivo alinhado a um planejamento estratégico faz a diferença neste momento. “Ficar sentado na cadeira pensando se vai dar certo, sem um planejamento, sem uma estratégia, sem engajar toda a equipe em um plano para passar por uma crise, sabendo que existirão turbulências, não adianta. Vamos ter que abrir mão de algumas coisas, talvez perder parte da equipe ou diminuir o tamanho de um escritório. É preciso pensar que o futuro é promissor e ter esse pensamento positivo de que essa situação de crise é momentânea, mas que, com esse planejamento, nós vamos chegar ao resultado esperado.”

Visão do todo
Ele alerta que o empreendedor deve saber o que está acontecendo ao seu redor. “Ele tem que ter uma visão dos cenários micro e macro. O micro é o negócio dele, o ramo de atividade dele, a saúde financeira do seu negócio e se a sua estrutura está preparada para passar por uma situação adversa. No macro, ele tem que ter um entendimento de como será afetado pelo que acontece externamente. Na pandemia, vi redes de restaurantes que fecharam várias unidades, enquanto outras as compravam com todos utensílios e equipamentos. Às vezes, a dificuldade de um é a oportunidade para outro”, argumenta.

Fora da caixa
Para quem quer desenvolver a resiliência empresarial, ele aconselha a pensar fora da caixa: “sair do trivial e do básico, porque as dificuldades, os obstáculos, micros ou macros, acontecerão. Se você pegar a dificuldade e se adaptar a ela, conseguirá voltar mais forte porque o obstáculo que foi superado cria uma base, uma cicatriz, que faz o negócio ser muito mais resistente na próxima dificuldade que vier. Você vai criando autoconfiança e capacidade de se desenvolver e de resolver problemas. Esse sentimento é essencial para o empreendedor olhar para o seu negócio a longo prazo”, conclui.

Do deserto à glória
O Bispo Edir Macedo já disse em seu blog que da mesma forma como devemos nos alegrar na esperança da glória de Deus também devemos nos alegrar nos problemas cotidianos. “São eles que nos ensinam, na prática, a perseverança, as experiências de fé e a conservar nossa esperança. Isso significa a materialização da fé sobrenatural. São os desertos que amadurecem e preparam os servos de Deus”, escreveu.

Se você passa por um deserto em seu negócio, faça como milhares de pessoas que estão aprendendo a ser resilientes com a direção do Espírito Santo: participe das reuniões do Novo Congresso para o Sucesso na Universal.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Carolina Kuwabata