Denúncias de violência contra idosos aumentam durante a pandemia
É muito importante conscientizar a sociedade sobre o problema, informar os idosos sobre os seus direitos e tratá-los com empatia
A pandemia de Covid-19, além da crise sanitária sem precedentes que instaurou no mundo todo, também agravou questões sociais e comportamentais. Uma delas são os casos de violência contra idosos que, muitas vezes, isolados em casa, tornaram-se cada vez mais vítimas, até mesmo de pessoas próximas e familiares.
No Brasil, o número de denúncias de violência contra pessoas idosas aumentou. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) mostram que as denúncias recebidas pelo Disque 100, tiveram um aumento de 53% em 2020 (77,18 mil), se comparadas com o ano de 2019 (48,5 mil).
Apenas no primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso no País. Vale ressaltar que, além de agressões físicas e psicológicas, é crime discriminar ou hostilizar pessoas idosas. Bem como se apropriar de bens e dinheiro de propriedade do idoso.
Por isso, é muito importante que se mantenha o cuidado e o respeito à integridade física e psíquica dos idosos. Bem como conscientizar e incentivar a denúncia de casos de violência contra eles. Ademais, informar os idosos sobre os seus direitos e tratá-los com empatia, integrando-os à sociedade e a grupos de convivência.
Você conhece o trabalho do Calebe?
O Calebe é um grupo que presta assistência aos idosos, promovendo atividades em diversas áreas como saúde, cultura e cidadania, além de apoio espiritual e psicológico. Os idosos cursam oficinas, por exemplo, de artesanato, informática e idiomas. Além disso, muitos participam de competições de xadrez e aulas de esporte como o karatê.
Frequentemente, voluntários realizam ações sociais que oferecem emissão gratuita de documentos, orientação jurídica sobre aposentadoria, questões previdenciária e de família, entre outros. Além disso, serviços de saúde e bem-estar também são prestados por profissionais, a exemplo de corte de cabelo, manicure, aferição da pressão arterial, teste de glicose etc.
Durante a pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento social, o Calebe faz diversas ações em prol de idosos e seus familiares em todo o Brasil. Voluntários levaram alimentos, materiais de necessidade básica. E, principalmente, a Palavra de Deus para os idosos em seus lares, bem como àqueles que vivem em casas de repouso.
Quer saber mais sobre o Calebe e participar do grupo? Acompanhe as ações por meio das redes sociais Instagram e Facebook. Ademais, o projeto disponibiliza um número nacional – Whatsapp (11) 99571-9920 – para ajudar os idosos que estão precisando de uma orientação. Além disso, acompanhe as ações pelo canal no Youtube.
Clique aqui e confira mais matérias e novidades sobre o grupo.