Depressão: Jovem se suicida após fazer enquete em rede social

Maioria votou que ela deveria tirar a própria vida

Imagem de capa - Depressão: Jovem se suicida após fazer enquete em rede social

O que você faria se uma pessoa – que você segue em uma rede social – fizesse uma enquete perguntando se deveria morrer ou viver? Talvez, você votaria para que ela vivesse, sem pensar na possibilidade de que alguém, em algum lugar, votaria para que ela tirasse a própria vida, certo?

Contudo, o cenário pode ser diferente. Na Malásia, uma adolescente se suicidou após fazer uma enquete na rede social Instagram. A jovem, que era moradora do estado de Sarawak, de apenas 16 anos, escreveu: “É muito importante. Me ajudem a escolher entre viver ou morrer”.

Surpreendentemente, 69% dos seguidores marcaram que a jovem deveria morrer, enquanto 31% optaram pela vida, de acordo com a polícia local. Aidil Bolhassan, chefe da polícia, informou que a garota foi encontrada morta no chão de um edifício. Ao que se sabe, ela teria se jogado do terceiro andar do prédio.

O policial ainda acrescentou que a jovem sofria com quadros de depressão e havia publicado mensagens em outra rede social, expressando sua vontade de morrer.

O caso trouxe à tona a discussão sobre saúde mental dos jovens do país. O ministro da Juventude e Esportes, Syed Saddiq, declarou sua preocupação com a juventude da Malásia. “É um problema nacional, que precisa ser abordado com seriedade”, afirmou. 

Ajuda necessária

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas cometem o suicídio no mundo. Além disso, o suicídio também aparece como a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A cada dia que passa, o mundo está mais conectado. Crianças e adolescentes têm acesso à internet cada vez mais cedo. Pais, por sua vez, muitas vezes, não sabem o que seus filhos acessam em seus smartphones.

Esses jovens, que estão cada dia mais ansiosos e depressivos, buscam na internet uma forma de se livrar de problemas como ansiedade e depressão. O inconveniente, contudo, é que nesses lugares, dificilmente se encontrará ajuda necessária e eficaz.

No caso citado no início desta reportagem, por exemplo, a jovem não obteve êxito em sua tentativa de buscar auxílio. Por quê?

Jovens doentes

Inúmeros são os casos de jovens, que relatam ouvir de pessoas próximas, que quem deseja se suicidar não avisa, ou que seu desejo é frescura. Talvez os mais de 60% que votaram para a garota tirar sua vida, pensasse da mesma forma. O problema, no entanto, é que depressão e vontade de morrer não são frescura. Assim como também não é vontade de chamar atenção, mas, sim, uma doença na alma que deve ser tratada.

A depressão e o suicídio são problemas da alma e que devem ser tratados como tal. Não é incitando ou medicando apenas que eles serão resolvidos. Para o Bispo Edir Macedo, Deus é o mais interessado em curar a alma do ser humano.

“Se você tem depressão, vive ansioso, com insônia e percebe uma tristeza imensa tomando conta da sua alma, saiba que o poder do Espírito Santo resgata sua vida e te livra, porque Ele ainda é o mesmo!”, pontuou o Bispo.

O rei Salomão, em Provérbios, deixou um valioso ensinamento para aqueles que desejam vencer os dias maus. 

“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” Provérbios 24:10

Na Bíblia com anotações de fé do Bispo Edir Macedo ele esclarece que a força é fundamental para vencer qualquer situação, inclusive a depressão.

“A pessoa que deseja se erguer e derrotar o mal que a tem dominado precisa ser mais valente do que ele. Isto é, o magoado precisa ser mais forte que a mágoa para conseguir perdoar e o depressivo deve ser mais forte que a depressão para voltar a ter ânimo.”

Seja curado da depressão

Todas as sextas-feiras, na Universal, acontece a Reunião para Cura da Depressão. O encontro é realizado, especialmente, ao meio-dia. Nela, Bispos, Pastores e obreiros se dedicam a ajudar as pessoas que desejam se livrar da depressão.

Se você, algum amigo ou familiar sofre com a depressão, participe desta reunião especial. Clique aqui e encontre a Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images