Depressão Tem Cura promove centro de apoio a depressivos no Ceará

O projeto piloto reuniu agentes, especialistas e pessoas acometidas pela doença na capital do estado. Saiba mais

Imagem de capa - Depressão Tem Cura promove centro de apoio a depressivos no Ceará

A tristeza profunda e sem razão aparente, além de sentimentos negativos como desânimo, pessimismo, irritabilidade e isolamento social, são alguns dos muitos sinais associados à depressão. O transtorno mental persistente atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também revela o Brasil como o país com maior prevalência da doença na América Latina.

E, entre os mais de 11 milhões de brasileiros depressivos, a cidade de Fortaleza (CE) compõe o ranking das capitais com maior índice de diagnósticos de depressão. A Pesquise Vigitel 2021, realizada pelo Ministério da Saúde, atribui um percentual de 11,4% de casos à capital – um número acima da média global, de 10,4% – despertando a importância do apoio emocional à população.

Frente a isso, neste último domingo (16), voluntários do programa social Depressão Tem Cura (DTC) reuniram esforços na realização de um projeto piloto que promete estender o cuidado emocional àqueles que sofrem com o transtorno: um centro de apoio a depressivos.

Sobre a iniciativa:

O encontro que aconteceu em um espaço cedido pela Igreja Universal do Reino de Deus, reuniu depressivos, seus familiares, especialistas da área da saúde e agentes voluntários para oferecer suporte físico, emocional e espiritual aos que buscam meios para vencer a depressão. Por meio de palestras e um momento de reflexão sobre a fé, os participantes foram motivados a usá-la a fim de se reconectarem consigo mesmos e, acima de tudo, encontrar forças em Deus. Atendimentos com escuta ativa qualificada também foram disponibilizados gratuitamente.

Lucas Alcântara, que sofria com a depressão, esteve presente e contou a sua experiência positiva com o evento: “Eu estava com a vida paralisada em todos os sentidos, deixei inclusive de ir para a faculdade, estava totalmente isolado. Haviam muitas angústias que me impediam de seguir em frente. Buscar essa ajuda hoje foi um divisor de águas na minha vida. Neste momento estou feliz, saio leve daqui com pensamentos de viver uma vida de excelência e qualidade, conquistar meus sonhos e metas. A esperança renasceu em mim”.

A importância:

Os benefícios da ação estiveram além da conscientização sobre o assunto, de forma que foram perceptíveis a todos. Nesse sentido, especialistas convidados e colaboradores apontam a importância de realizar mobilizações humanitários como essa.

“Eventos como esse são importantíssimos, nós chamamos de campanhas de conscientização. Trazemos um clareamento emocional e espiritual. Sabemos que a depressão traz pensamentos de desesperança e a fé traz esperança e os dois caminham juntos, a ciência e a fé”, afirmou a neuropsicóloga Bruna Oliveira.

“Nós fazemos um trabalho intenso de combate à depressão. Deus não criou o homem para ser vazio. Deus criou o homem para ser cheio de paz, amor, força. Eventos como esse tem como objetivo orientar as pessoas a buscar naquilo que realmente irá trazer a cura definitiva”, conclui o Bispo Fernando Souza, organizador do evento.

Confira a matéria completa sobre a mobilização:

Veja mais ações semelhantes:

Conheça o DTC:

O projeto social Depressão Tem Cura é movido pelo objetivo de levar o apoio emocional e espiritual aos que sofrem com a depressão. O trabalho diário realizado por voluntários que, por meio da fé, venceram a doença, visa promover a valorização à vida e ajudar as famílias que sofrem por conviver com esse mal.

Em todo o Brasil existem mais de 15 mil agentes do bem (voluntários). Caso deseje se juntar a esta corrente do bem e fazer parte do Depressão Tem Cura, vá até uma Universal mais próxima e fale com um responsável.

Acompanhe também as atualizações do projeto por meio de suas redes sociais (Instagram e Facebook)

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas