Deputado Federal Marcos Pereira avalia escala 6×1
Análise foi feita para o quadro Conexão Brasília, do programa RF News. Confira no vídeo abaixo
Durante o Quadro Conexão Brasília do RF News, programa exibido pela RFTV de Campinas, o Deputado Federal Marcos Pereira fez uma análise sobre a emenda proposta pela deputada federal Érika Hilton, do PSOL, que propõe o fim da escala de trabalho 6×1.
Ele destacou os 3 pontos principais da proposta e expôs sua análise:
- “A argumentação da deputada e daqueles que defendem a emenda é que em vários países da Europa essa medida já foi aprovada e vem sendo implementada”.
- “Nós precisamos avaliar com muita cautela essa proposta, porque uma coisa é a competitividade das empresas na Europa, nos países desenvolvidos chamados de primeiro mundo, outra coisa é a competitividade das empresas aqui no Brasil. Isso pode gerar um grande número de demissões, uma vez que as empresas brasileiras não têm capacidade de suportar uma carga horária de trabalho reduzida, porque o custo Brasil é composto pela burocracia, pelo elevado índice de carga tributária, é óbvio que isso deve melhorar um pouco com a reforma tributária, mas também o custo da legislação trabalhista no Brasil é muito alto e isso tudo poderá acarretar um número de demissões muito grande. Então, aquilo que poderia ser para beneficiar o trabalhador pode vir a prejudicá-lo”.
- “Para que a gente pudesse implementar algo assim no Brasil a gente teria que reduzir substancialmente o custo das empresas, para que elas pudessem suportar esse valor. Falo aqui como ex-ministro de indústria e comércio e como quem tem conhecimento da causa, das agruras, das lutas que sofrem o setor produtivo para empreender no nosso País”.
Acompanhe a análise do deputado na íntegra no vídeo abaixo: