Desafio de fumar cotonete viraliza no TikTok

Este é mais um risco à saúde dos adolescentes. Pais devem ficar atentos

Vídeos de crianças e adolescentes fumando cotonetes viralizam no TikTok.

O que aconteceu:

  • A moda se espalhou na rede social do Brasil e Portugal. O desafio consiste em queimar uma das pontas do cotonete com fósforo ou isqueiro e puxar a fumaça, como se fosse um cigarro.
  • Especialistas alertam para os riscos no sistema respiratório e até cerebral. “As substâncias químicas tóxicas produzidas pela substância em queima afetam o pulmão e o cérebro. Além disso, a inalação de fumaça causa danos cerebrais, neuronais e pode causar hemorragia. Partículas nos pulmões ou na corrente sanguínea podem alertar o sistema imunológico e desencadear inflamação no cérebro”, alerta o neurocientistaa Fabiano de Abreu Agrela.
  • Infelizmente, boa parte da juventude não pensa nas consequências de suas atitudes imaturas a longo prazo. Para Abreu, “a necessidade de chamar a atenção, de ser visto, faz com que alguns jovens tomem atitudes que para os mais sabidos parecem loucura. Mas temos que levar em consideração a imaturidade, assim como a educação em casa”.

Atenção:

Por isso, pais e responsáveis devem sempre estar atentos à rotina dos filhos, seus assuntos, dúvidas e, principalmente, ao que acessam nas redes sociais.

“Não é a força dos seus braços e de uma cinta que vão mudar a vida do seu filho. Você precisa aprender a disciplina que funciona e que influencia para o bem. Os pais precisam se atualizar sobre as coisas de seus filhos, mantendo um bom diálogo com eles. Este é o início para a solução de qualquer problema”, explica Renato Cardoso.

Quer saber mais sobre o tema pais e filhos e receber orientação para o seu relacionamento familiar? Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias. Se estiver em outra localidade, encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Reprodução