Desafio em rede social provocou a morte de criança em Minas Gerais
É muito importante que os pais estejam vigilantes ao que os filhos acessam na internet
Desafio proposto em uma rede social provocou a morte de um menino em Belo Horizonte, Minas Gerais. A criança, João Victor Santos, de apenas 10 anos de idade, sofreu uma parada cardiorrespiratória após inalar o conteúdo de um frasco de desodorante, dentro do guarda-roupas com as portas do móvel fechadas. A tragédia aconteceu no dia 25 de agosto último.
Entenda o caso:
- O “desafio do desodorante” circula por meio de vídeos em uma rede social. A “brincadeira” se tornou popular e atraiu crianças e adolescentes, em vários países, que replicam a atividade e publicam na internet
- O desafio consiste em inalar a maior quantidade possível de desodorante pelo maior tempo que conseguir
- Socorristas que atenderam o chamado da mãe do menino constataram que João Victor sofreu uma parada cardiorrespiratória, após inalar o produto aerossol que contém substâncias e gases nocivos à saúde
O que podemos observar:
- A idade mínima para ter uma conta na maioria das redes sociais é 13 anos. Entretanto, muitas crianças não apenas já possuem seu próprio dispositivo eletrônico, por exemplo celular, tablet e notebook, como têm livre acesso à internet e perfis nas redes sociais.
- Especialistas orientam que os pais supervisionem e fiquem atentos ao que os filhos fazem, com quem conversam e o que assistem online, mas, sobretudo, orientem sobre os riscos do uso excessivo e a qualidade dos conteúdos e do tempo gasto em frente às telas.
Sobre esta notícia, o Bispo Renato Cardoso comentou, durante a programação Inteligência e Fé, do dia 29 de agosto último:
- “Esta notícia tem tudo a ver com o Jejum de Daniel e os pais devem prestar muita atenção. A responsabilidade primordial sempre será dos pais. Você que cuida de uma criança não a deixe com o celular sem supervisão. Aliás, na verdade, o primeiro ponto é que não há razão para uma criança de 10 anos ter um celular. Mas, se tiver, tem que haver responsabilidade (…) Isso não é novidade. Muitas mortes já aconteceram ao redor do mundo com crianças que seguem esses desafios de internet”, pontuou.
Participe do Jejum de Daniel:
Por isso é muito importante que pais e responsáveis estejam vigilantes. Diante de tanto conteúdo que consumimos diariamente na mídia em geral e nas redes sociais, é necessário fazer uma pausa, prestar atenção no que está acontecendo ao redor e com a família, bem como olhar para dentro de si e avaliar o que é necessário mudar.
Vale destacar que neste 28 de agosto último teve início o Jejum de Daniel. O jejum, quando realizado pelo cristão, o fortalece em suas batalhas e dá condições para ele seguir na caminhada da fé. Para aprender mais sobre a fé e como mantê-la acesa, bem como iniciar este propósito especial, participe das reuniões de quarta e domingo na Universal.
Clique aqui e encontre o templo mais próximo de sua casa.