Descubra o terceiro alicerce para manter a sua fé sempre forte

O Bispo Renato Cardoso deu continuidade ao estudo “Os 5 alicerces da fé sempre forte” nesta quarta-feira (25)

Imagem de capa - Descubra o terceiro alicerce para manter a sua fé sempre forte

Nesta quarta-feira (25), quando aconteceu mais uma etapa do estudo “Os 5 alicerces da fé sempre forte”, o Bispo Renato Cardoso revelou o terceiro item necessário para se manter a fé firmada em Deus.

O que diz a Palavra de Deus:

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.” Hebreus 3.13-14

O autor da carta aos hebreus está alertando nos versículos acima para que os  cristãos não cometam os mesmos erros que o povo Israel cometeu ao sair do Egito. Eles não conseguiram passar pelo deserto, irritaram a Deus, murmuraram e acabaram morrendo ali mesmo, pois se baseavam apenas nos milagres e não em perseverarem até o fim.

“A maioria das pessoas que vem até Jesus e recebe um milagre, vai embora, pois só vem atrás do milagre e não se converte, não se entrega para Deus (…)”, observou o Bispo.

Assim, os milagres feitos por Deus no deserto foram para que o seu povo se voltasse para Ele, mas ao chegar no deserto, eles só murmuraram.

Portanto, esse trecho bíblico está alertando o povo cristão para que hoje, milhares de anos depois, não façam como o povo de Israel lá no deserto.

O 3º alicerce é exortar e ser exortado:

Diante disso, o Bispo explicou que a exortação é uma necessidade para manutenção da fé e existem dois significados para isso.

“Exortar significa encorajar; nós temos que fazer isso uns com os outros na fé, pois sempre vamos precisar de encorajamento. Alguns dias, você vai estar agigantado, procurando um Golias para matar; mas, em outros dias você vai acordar e correr até de um rato, pois somos sujeitos às nossas paixões e afetos e, por isso, é preciso que um encoraje ao outro”, disse.

Desta forma, é imprescindível aplicar isso todos os dias e ainda que não encontre ninguém para fazer por você, você deve encorajar a si mesmo.

Contudo, a exortação também significa advertência.

“Às vezes, você tem que repreender uma pessoa que está no caminho errado. Mas advertência não é humilhar, é corrigir uma pessoa que está prestes a se dar mal. Quando você vê uma pessoa indo pelo caminho errado, você tem que avisar, isso é um dever de todo cristão”, aconselhou.

Por outro lado, quando é a sua vez de ser exortado, normalmente, não se aceita muito bem, porém, não se deve deixar os sentimentos agirem a respeito disso.

O que fazer:

Você deve se tornar companheiro de uma pessoa para encorajá-la e exortá-la, mas quando chegar a sua vez, também, se deixar ser exortado. Pois, feliz é a pessoa que tem alguém para exortá-la.

“Você precisa agir com rapidez e urgência quando você vê uma pessoa precisando de exortação, seja um encorajamento, uma palavra de ânimo, mas, também, de advertência quando necessário, enquanto há tempo. Pois se você demorar, o pecado pode cauterizar a mente da pessoa, e ela pode chegar a um momento que não tem mais arrependimento e não consegue mais enxergar o erro dela”, esclareceu.

Para finalizar, o Bispo realizou a cerimônia da Santa Ceia do Senhor para renovação da Aliança com Deus até que Ele venha.

“Manter a fé não é uma coisa fácil e simples, a fé depende daquilo que nós fazemos todos os dias”, concluiu.

Participe:

Toda quarta-feira é realizada essa reunião especial, com objetivo de fortalecer a sua vida espiritual e buscar o Espírito Santo. Você pode participar, às 20h, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução e Istock