Desembargador e juízes visitam Fazenda Nova Canaã e reconhecem o valor do projeto social no interior da Bahia
Instituição, que atende 522 jovens atualmente, já auxiliou, em 25 anos, mais de 2.300 famílias e 2.546 alunos
No dia 24 de março, o desembargador Salomão Resedá, coordenador da infância e da juventude do Tribunal de Justiça da Bahia (CIJ-TJBA), acompanhado dos juízes Mário Mendonça e Andreia Cerqueira, fez uma visita à Fazenda Nova Canaã, localizada em Irecê, no interior da Bahia, a fim de conhecer as instalações e interagir com os beneficiados pelo projeto. Atualmente, a instituição atende 522 alunos, entre 2 e 18 anos, e 485 famílias.
Ao lado dos colegas, o desembargador conversou com as crianças, entendendo suas necessidades e lhes dando palavras de incentivo. “Se queremos um fruto que venha a satisfazer as nossas necessidades, temos que trabalhar as sementes. Ou seja, se queremos uma sociedade tranquila, um homem que viva de forma harmônica com seu semelhante, teremos que trabalhar a criança. E é isso que estamos vendo aqui na Fazenda Canaã, um investimento na criança para que amanhã ou depois ela se transforme em um ser útil para a sociedade”, destacou.
Para o juiz Mário Mendonça as iniciativas e estruturas do projeto são aspectos que se destacam. “Fiquei impressionado com a qualidade do serviço que é prestado aqui para as crianças, em tempo integral”, comenta.
Já a juíza Andreia Cerqueira, após conhecer a realidade das crianças e adolescentes assistidos pela Fazenda Nova Canaã, fez um convite especial: “Esperamos agora que essas crianças e adolescentes possam visitar as dependências do Fórum. Retribuir essa visita para que eles possam ter uma noção da nossa realidade”.
O Bispo Vitor Paulo, da Universal, e membro voluntário do projeto Fazenda Nova Canaã, que acompanhou, ao lado da diretora jurídica da Igreja, Adriana Guerra, a visita, enfatiza o impacto positivo da iniciativa e o legado aos jovens: “O projeto Nova Canaã se destaca por seu modelo de transformação social sustentável, atuando diretamente junto às famílias vulneráveis no sertão da Bahia. Diferente de outras iniciativas, o Projeto não apenas fornece assistência básica, mas também investe na educação de qualidade e autossuficiência das famílias envolvidas”.
A Fazenda Nova Canaã pertencente à Associação Beneficente Projeto Nordeste (ABPN) e foi idealizada pelo deputado federal Marcelo Crivella que investiu recursos próprios para sua criação no ano 2000. A instituição beneficia jovens carentes e suas famílias com ações sociais focadas em desenvolvimento social, apoio educacional, alimentar e psicológico. Em 25 anos, auxiliou mais de 2.300 famílias e 2.546 alunos, priorizando crescimento educacional e alimentação adequada.