Detentas concluem cursos profissionalizantes e ganham formatura
Mais de 300 mulheres participaram da solenidade. Veja como foi
Aconteceu na última sexta-feira (22) a 5ª Formatura de cursos profissionalizantes de 350 reeducandas na Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo. Esta é a maior penitenciária feminina da América Latina.
O que aconteceu:
As reeducandas concluíram cursos de: maquiagem, cabeleireira, procedimentos básicos de primeiros socorros, brigadeiros gourmet, empregabilidade e empreendedorismo, secretariado, salgados, confeitaria, pintura e elétrica.
Os cursos são uma parceria entre a Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade FAN (Fanduca).
A cerimônia também contou com a presença de autoridades do Legislativo, Judiciário e do sistema prisional de São Paulo e de outros estados, para prestigiar essa importante conquista das reeducandas.
“São 35 anos de sistema prisional e a primeira vez em que trabalho em presídio feminino. É muito gratificante proporcionar esse evento para elas, o retorno é ótimo. Vemos que elas participam com gosto, com desejo de mudança. Além disso, quando participam dos cursos, desse trabalho que a Universal oferece, temos paz no dia a dia. Assim, só tenho a agradecer à UNP que faz a diferença e, sem sombra de dúvida, esse trabalho deveria se estender a outros presídios”, afirmou Osvaldo Martins Bueno, diretor da unidade (foto ao lado).
Momentos marcantes:
Momentos de alegria, descontração e emoção marcaram o evento. Primeiro com o desfile “UNP FREEDOM IN STYLE”, (Liberdade com Estilo), em que as alunas do curso de maquiagem mostraram seu talento na passarela.
Em seguida, todas assistiram vídeos com mensagens de familiares, o que fez muitas se emocionarem.
Para finalizar, a UNP promoveu o reencontro entre algumas delas e seus entes queridos. Uma das famílias viajou 230 km para chegar ao evento.
“É muito bom ver a evolução dessas meninas, que começaram com vícios e outros problemas, e terminam com esperança e perspectiva de vida. Deus abençoou o evento do começo ao fim e o maior objetivo foi alcançado, alcançar almas com a Palavra de Deus. É a verdadeira ressocialização, pois a parte espiritual é a base de tudo”, comentou o Pastor Clodoaldo (foto ao lado).
Depoimentos:
“Fiz o curso de Elétrica, pois sempre gostei de trabalhar em obra e quis aprender mais e me especializar. Quando sair, meu objetivo é ter um emprego, mudar de vida e ser um exemplo para o meu filho. A UNP também me ajudou a voltar para Deus”, disse A.A.P., de 35 anos.
“O trabalho da UNP me faz ficar forte e ter esperança de um futuro melhor. Nos sentimos capazes fazer novas e boas escolhas quando sairmos daqui”, falou Beatriz, de 22 anos.
“Os cursos nos dão possibilidade de ter uma renda longe dos caminhos errados e o trabalho da UNP nos dá força para vencer o preconceito, por ser presidiária”, comentou K.A.J., de 28 anos.
Sobre o UNP:
Só de janeiro a novembro de 2024, 18.543 encarcerados se beneficiaram dos cursos promovidos pelo grupo.
Ademais, o projeto conta com 15 mil voluntários em São Paulo e mais de 50 mil em todo Brasil, incluindo pastores e suas respectivas esposas.
Veja mais:
Confira mais ações e eventos no Facebook e Instagram do projeto. Além disso, você também pode ir pessoalmente à Central da UNP que fica na zona leste de São Paulo: Rua Rio Bonito, 626, 2º andar – Brás.