Detentas participam de palestra “O Amor Inteligente” em Penitenciária de Campinas (SP)

Saiba como foi o momento organizado pela UNP

Imagem de capa - Detentas participam de palestra “O Amor Inteligente” em Penitenciária de Campinas (SP)

Recentemente, detentas da Penitenciária Feminina de Campinas, na Vila São Bernardo, participaram de uma palestra transformadora: “O Amor Inteligente”. A ação foi promovida pelo programa social Universal nos Presídios (UNP).

Por que isso foi importante:

A ação foi voltada especialmente para mulheres em regime fechado que permaneceram na unidade durante a saída provisória concedida às internas do regime semiaberto naquela semana.

Mais detalhes sobre a ação:

  • A iniciativa alcançou 100 detentas;
  • O momento contou com a presença de sete voluntários;
  • Teve duração de duas horas e buscou oferecer apoio espiritual e emocional às participantes.
  • Na ocasião, elas aprenderam ensinamentos valiosos para fazer escolhas sábias e receberam oração para a cura da alma.
  • Ao final do encontro, cada participante recebeu um exemplar do livro Namoro Blindado, com o objetivo de aprofundar os ensinamentos sobre relacionamentos saudáveis e baseados em princípios cristãos.

Mensagem de fé compartilhada:

Nesse ínterim, a mensagem reforçou a necessidade de reconstrução interior, incentivando as internas a buscar um recomeço pautado no amor que vem de Deus.

Ademais, na oportunidade, elas entenderam que, sem entregar suas vidas a Deus, não se sentirão completas. Para isso, é necessário que se entreguem verdadeiramente a Ele — mesmo estando dentro de um presídio — buscando e priorizando a vontade divina. No entanto, isso exige arrependimento sincero.

Como foi:

Em suma, a palestra “O Amor Inteligente” trouxe reflexões sobre a importância de fazer escolhas conscientes na vida sentimental — um tema sensível, já que muitas das reeducandas enfrentam o cárcere por envolvimentos afetivos prejudiciais.

Durante o encontro, o casal Pastor Wellington Ramos, responsável pelo Grupo Terapia do Amor em Campinas, e sua esposa, Evelin Ramos, destacou que o verdadeiro amor começa com a fé e a entrega a Deus. Para o Pastor Wellington, o momento foi de acolhimento e empatia.

  • “A UNP sempre se preocupa com a população carcerária em todos os sentidos, principalmente com a Palavra de Deus. Queremos mostrar que elas não estão sozinhas, com toda a certeza Deus não as esqueceu e há esperança para cada uma delas”, disse ele.

No geral, vale ressaltar que a ação reafirma o compromisso do UNP com a dignidade e espiritualidade das pessoas privadas de liberdade, levando palavras de fé, apoio emocional e ferramentas para um novo começo.

Anote:

Portanto, para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Dessa forma, procure uma igreja mais próxima e, em seguida, converse com o pastor.

Torne-se um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Logo após, sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pela UNP