Detentas participam de palestra sobre violência contra mulher

Voluntárias ensinam como perdoar e vencer sentimentos negativos

A Universal nos Presídios (UNP) realizou uma palestra de conscientização e prevenção da campanha “Agosto Lilás” que combate a violência contra mulher em um presídio feminino, no Paraná.

Detalhes:

  • A ação foi promovida para 110 detentas do Centro de Integração Social Feminino, localizado na cidade de Piraquara.
  • Elas participaram de um lanche especial e, além disso, ouviram o depoimento de uma voluntária que foi vítima de agressão física pelo seu primeiro esposo. Essa situação a deixou entre a vida e a morte, mas ela conseguiu recomeçar através do apoio espiritual recebido na Universal.
  • “O tema principal foi o perdão, que é o primeiro passo para recomeçar. No sistema carcerário, a maioria das mulheres já passou por algum tipo de violência doméstica e carregam muita mágoa, raiva e outros sentimentos negativos. Com essa ação mostramos que é possível vencer as marcas do passado e com a ajuda de Deus é possível tirar a bagagem pesada colocada pelas experiências negativas”, afirma a responsável pela ação Silvana Gonzalez.

O resultado:

  • O trabalho contribui diretamente para a ressocialização das detentas que aprendem a viver sem o peso dessas emoções destrutivas.
  • “Além disso, traz esperança e a consciência de que a vida não acabou, que elas podem se recuperar emocionalmente, fisicamente e espiritualmente. Assim, podem reconstruir sua vida”, completa Silvana.

Veja mais:

Dessa forma, para ver mais ações do UNP acompanhe o Facebook do grupo.

Ademais, para ver o que o projeto realiza na sua região vá à Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas