Detentos encerram curso de “Primeiros-Socorros” no estado de Pernambuco

Saiba como foi essa iniciativa na cidade de Igarassu

Imagem de capa - Detentos encerram curso de “Primeiros-Socorros” no estado de Pernambuco

Recentemente, 103 detentos que cumprem pena no Presídio de Igarassu, na cidade de Igarassu, localizada no litoral norte do estado de Pernambuco, participaram da formatura de encerramento do curso de “Primeiros-Socorros”. A iniciativa foi organizada pelos voluntários do programa social Universal nos Presídios (UNP).

Sobre o curso:

  • Todos os detentos que participaram foram selecionados pela própria direção do presídio;
  • O curso durou cerca de um mês, totalizando uma carga horária de 16 horas;
  • Para que eles pudessem acompanhar todo o conteúdo, todos ganharam apostilas;
  • As aulas foram ministradas pela voluntária do UNP, Shelda Júlia Alves Ferreira;
  • Vale ressaltar, que os cursos são uma parceria entre a Universal nos Presídios (UNP) e a Faculdade Fanduca (EAD).
  • Ademais, todos os detentos que se formaram receberam um certificado válido em todo território nacional.

Muitos aprendizados:

Durante as aulas, os detentos tiveram acesso a muito conteúdo. Por isso, para facilitar a ministração das aulas, o curso foi dividido em quatro módulos;

Entre os aprendizados, os detentos tiveram acesso a aulas de biossegurança; atributos e competências do socorrista; identificação de uma parada cardiorrespiratória; realização de manobras de reanimação cardiopulmonar, com a aplicação e manejo do desfibrilador externo e automático e socorro às vítimas de queimaduras;

Ademais, os detentos também aprenderam técnicas em emergências e atendimento inicial ao politraumatizado;

Mensagem importante:

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” 1 Coríntios 1:27-29

A formatura contou com a presença de autoridades e em especial do Bispo Allan Sena, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no estado.

Durante o momento, ele compartilhou com os detentos uma mensagem especial baseada nas Escrituras Sagradas acima, contida em Coríntios. Na oportunidade, o Bispo explicou que Deus escolhe os fracos, aqueles que ninguém quer, para que naquela vida seja vista a glória de Deus.

  • “Para que as pessoas, ao olharem para vocês, digam que quem fez essa obra foi Deus. E, hoje, Deus começa uma nova história, e se vocês quiserem a nossa ajuda, sempre estaremos aqui…”

Ademais, ao término, o Bispo falou sobre a importância do trabalho do UNP, tendo em vista que são pessoas que estão abandonadas e desacreditas pela sociedade.

  • “Nós acreditamos nelas e, por isso, trouxemos esse curso profissionalizante, levamos a elas a Palavra de Deus e de conforto, e temos a certeza que essa Palavra foi semeada e dará frutos e, ao saírem daqui, sejam pessoas melhores.”

O que disse o Pastor responsável pelo grupo:

De acordo com o Pastor Alex Sander Silva Lopes, responsável pelo trabalho evangelístico do Universal nos Presídios (UNP) no estado, a iniciativa foi muito significativa para todos.

  • “Nosso objetivo é dar a eles a oportunidade de serem reintegrados à sociedade com condições de atuarem ao mercado de trabalho. Esse projeto é importante porque dá a oportunidade de reescreverem uma nova história”, disse.

Leia também:

UNP participa da primeira edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, em Birigui

UNP de Jundiaí desenvolve primeira horta vertical sustentável dentro de presídio

UNP realiza ação em frente a presídio no bairro Mangabeira, em João Pessoa (PB)

Ação promovida pelo UNP conscientizou sobre a importância da saúde feminina

Anote:

Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo UNP no estado do Pernambuco