Detentos finalizam “Curso de Pet shop” na Penitenciária do Tremembé (SP)

A formatura da turma pioneira nessa modalidade aconteceu no dia 15 de agosto. Saiba como foi

Imagem de capa - Detentos finalizam “Curso de Pet shop” na Penitenciária do Tremembé (SP)

No dia 15 de agosto, o programa social Universal nos Presídios (UNP) promoveu mais uma formatura. Desta vez, detentos da Penitenciária Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro, conhecida também como P1 de Tremembé, em Tremembé, distrito do município de São Paulo, se formaram no “Curso de Pet shop”.

Assim como nos demais cursos oferecidos pela UNP, a iniciativa visou proporcionar o incentivo à ressocialização aos detentos e reintegração deles ao mercado de trabalho após a conquistarem a liberdade.

Informações adicionais:
  • O curso teve a duração de dois meses;
  • 12 voluntários estiveram envolvidos nesse projeto;
  • 40 detentos foram alcançados;
  • As aulas envolveram diversas técnicas desempenhadas por um profissional que atua em pet shop, estabelecimento voltado para atender às necessidades de animais, oferecendo produtos e serviços diversificados;
  • Entre as técnicas, os detentos aprenderam como realizar o banho e tosa higiênica em cães e gatos; ferramentas e cuidados; técnicas em áreas de corte específico e estilos de corte; cuidados após a tosa, finalização e estilização;
  • Todos os detentos que se formaram receberam um certificado produzido pela Faculdade Fanduca (EAD);
  • Diversos cursos já foram ministrados na unidade. Contudo, essa turma do “Curso de Pet shop” foi a pioneira;
  • Além disso, a iniciativa foi muito importante, pois na penitenciária existe um canil de adoção com uma média de 70 cães.
Ensinamentos valiosos:

Antes de cada aula e todos os ensinamentos profissionais que os detentos receberam de forma gratuita, todos os alunos do curso puderam ganhar algo valioso e uma oportunidade única: o alimento espiritual.

Durante os encontros, eles se nutriram da Palavra, que os levaram ao arrependimento e mudança de pensamento no que diz respeito a entregar suas vidas a Deus, mostrando também que para aqueles que estão entre os vivos, sempre há esperança.

Quem compartilhou o conhecimento:

As aulas foram ministradas pela professora Rosangela Caetano Lopes, que fez questão de compartilhar a experiência de entrar em uma unidade pela primeira vez com o objetivo de ajudar ao seu próximo.

  • “Foi muito interessante para mim. Nunca tinha ido dentro do presídio, conheci só o trabalho de ganhar almas fora do presídio com as famílias”, disse.
  • “Em relação ao curso, os alunos ficaram muito interessados. Foi prazeroso ensiná-los e acrescentar algo bom na vida deles”, finalizou.
Depoimento do responsável pelo UNP local:

De acordo com o Pastor Anderson Sobrinho, responsável evangelístico do UNP no Bloco de São José dos Campos, que engloba o município de Tremembé, proporcionar ao interno a chance de uma nova visão de vida e a possibilidade de um futuro melhor no regresso à sociedade, salientando a comunhão com Deus na estrutura física e espiritual, é algo muito valioso.

Leia também:

UNP proporciona momento edificante para familiares de presos em Divinópolis (MG)

UNP lança projeto “Fé, Educação e Capacitação – Transformando Realidades” no estado de Goiás

UNP oferece diversos cursos profissionalizantes para detentos no estado do Pará

UNP: detentos recebem doação de kits de higiene em Salvador (BA)

Anote:

Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo UNP