Deus é Espírito e quem nasce do Espírito tem a natureza espiritual
Em 1 Coríntios 13 está descrito o amor que provém de Deus. A passagem trata daqueles que amam, mas pelo fato de também terem sido amados e nascidos do Amor do Pai. Com isso, compreendemos que o Novo Nascimento de uma pessoa não é decorrente do fato dela realizar algo por meio de dons, falar em línguas estranhas ou fazer parte da Obra dEle – afinal, o Próprio Senhor Jesus disse para os que diziam que eram servos, curavam e libertavam: “Apartai-vos de mim.
Nunca vos conheci” (Mateus 7.23). Quem nasce de Deus, na verdade, deixa as coisas velhas para trás e passa a ter a natureza do Espírito Santo e do Amor. Então, tudo se faz novo (2 Coríntios 5.17).
Quem realmente nasce do Espírito vê a sua essência e os seus desejos passarem a ser espirituais. Ela não se deixa levar pelo coração, pois ele é enganador. Ela não dá ouvidos à voz dele, mesmo quando já tem a natureza espiritual, e, para isso, deve seguir caminhando de acordo com a mente de Cristo e tomando atitudes baseadas na Fé inteligente.
Há situações em que acabamos tomando decisões com base no coração, mas depois colhemos as consequências disso. Como exemplo há o caso de Davi, que era um homem segundo o coração de Deus, mas, quando viu Bate-Seba, “deu as costas” para o seu aspecto racional e para a Vontade de Deus, se entregou aos desejos do seu coração e teve grandes e péssimas consequências (2 Samuel 11).
Com isso, vemos que é necessário que cuidemos da nossa fé, para que ela não seja emotiva. E quem é nascido de Deus, por ter essa essência espiritual, que ultrapassa os sentimentos, consegue vencer suas lutas cotidianas.
Portanto cuide da sua fé e da sua alma, pois não há mais nada precioso. Obedeça a Voz de Deus e da razão por meio da Fé inteligente.