Deus não criou o homem para ser individualista

Mire-se no exemplo do Salvador para mudar a sua conduta

Imagem de capa - Deus não criou o homem para ser individualista

Ser individualista parece estar na moda. Muitos parecem seguir à risca um velho ditado popular: “se a farinha é pouca, meu pirão primeiro”. As situações que evidenciam na prática a lógica deste conhecido dito podem ser vistas no dia a dia: quem não conhece colegas de trabalho praticantes do alpinismo social e do ego inflado, capazes de fazer de tudo para ascender na carreira? Nem as famílias escapam, pois quase todo mundo, com certeza, conhece alguma história de filhos disputando judicialmente entre si o que foi deixado pelos pais.

Em diversos casos, o individualismo é tanto que muitos têm a certeza absoluta que não precisam de ninguém. Costumam dizer que viveriam bem como ermitões, mas se esquecem efetivamente de que não são capazes de viver sozinhos e precisam das outras pessoas em todos os aspectos. Já imaginou um mundo onde faltassem pessoas com as profissões como agricultor, padeiro ou médico, por exemplo? O individualista até poderia não concordar e dizer que aprenderia determinada atividade, mas ainda assim precisaria de alguém que o ensinasse a desempenhá-la, pois sozinho não conseguiria fazer nada. Não poderia ser autossuficiente.

O Bispo Renato Cardoso já abordou esse tema em seu blog e disse que as pessoas estão se afastando de Deus quando são individualistas. “O próprio Deus, quando criou o homem, viu que não era bom que ele vivesse só e logo criou a mulher e determinou a lei da multiplicação. Ali instituiu a família. Deus já determinou que não é bom viver sozinho. Na pessoa de Deus nós temos a Santíssima Trindade, ou seja, Deus se faz dependente das pessoas da Trindade, o Filho e o Espírito Santo”, observa.

Ele ainda aconselhou: “aprenda primeiro a se unir com Deus. Seja um com Deus, busque o Espírito de Deus para estar em você. Segundo, procure estar reunido com cristãos na igreja, seja qual for, desde que ela pratique a Palavra de Deus. Procure uma igreja onde você possa somar e fazer a sua parte. Não procure perfeição porque você não vai achar, mas procure agir de forma correta e com temor a Deus. Corporativamente nós somos mais fortes e assim você vai estar do lado de Deus e não do lado de satanás”.

Precisamos entender que em um mundo como o de hoje, onde ser individualista é supervalorizado, teremos cada vez mais dificuldade em enxergar as nossas falhas e lidar com elas de forma saudável e adequada. O Nosso Salvador Jesus Cristo não veio ao mundo para ser servido, mas sim para servir. Ele nos trouxe a mais bela lição de humildade ao lavar os pés de Seus discípulos e mostrou qual é a atitude que Ele espera de todos nós: amar o próximo, algo que vai totalmente contra o individualismo.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Mark Castiglia/ GettyImages