Deus não o queria como Rei

Promovido ao trono, mas sem a unção Divina, Is-Bosete é um exemplo do que acontece com uma pessoa cuja vida não está sob a dependência do Criador

A Perseguição, quinta temporada da série Reis que retratou o período da fuga de Davi (Cirillo Luna), chegou ao fim. Mas o público da Record TV se surpreendeu com o desfecho: apesar da morte do rei Saul (Carlo Porto), Davi não assumiu o trono de Israel. Na última cena, ficou claro que Is-Bosete (João Villa), o único filho de Saul que sobreviveu ao ataque dos filisteus, ocupará o lugar do pai como rei.

Os detalhes dessa reviravolta só serão esclarecidos na próxima temporada da série. Mas o que esperar de um rei que não estava sendo preparado para uma missão tão importante?

Sem unção, sem futuro
Is-Bosete não reunia as condições necessárias para ser rei, não tinha perfil de liderança e era manipulável por pessoas e circunstâncias. Mas o pior de todos os aspectos desfavoráveis ao seu reinado era o fato de ele não ter sido escolhido por Deus para ser rei em Israel. Deus já havia ungido Davi a rei e é neste ponto que Is-Bosete revela que não reconhecia a escolha de Deus, diferentemente de seu irmão Jônatas (Miguel Coelho).

Em entrevista à Folha Universal, a autora da série, Cristiane Cardoso, pontua que as atitudes dos irmãos evidenciam a diferença entre eles. “Mesmo sendo filho de Saul, Jônatas faz aliança com Davi. Ele é leal a Deus e essa é a grande diferença entre os dois. Não interessa de qual família você veio. A família deles era conturbada, o pai deles, como rei, era perturbado, mas nem por isso Jônatas deixou de ser uma pessoa justa. Já Is-Bosete foi um produto dessa perturbação do pai. Ele escolheu isso.”

INAPTO
Apesar de poucos, os registros existentes na Bíblia sobre Is-Bosete falam muito a seu respeito e destacam sua inaptidão como rei. O fato de ele só ter ascendido ao poder com o auxílio do capitão do Exército israelense, Abner (Dudu Pelizarri), é um deles.

“Como único herdeiro de Saul, Is-Bosete não tinha nenhum apoio. Abner teve que ir na frente e fazer todo o trabalho, reunir anciãos, falar com todo Israel para ajudar Is-Bosete e isso fala muito sobre o personagem. Foi daí que nós tiramos que Is-Bosete era uma pessoa fraca, que nunca teve perfil de liderança. Todo mundo seguia e obedecia a Abner, não a Is-Bosete. Na verdade, ele era um rei só no nome, porque era herdeiro sucessor de Saul, mas ele não tinha poder, nem palavra, nem liderança alguma”, explica Cristiane.

Por seu reinado não estar apoiado na Vontade de Deus, mesmo com o apoio do capitão do Exército, a Bíblia deixa claro que Is-Bosete foi se enfraquecendo. A personalidade frágil, segundo a autora, era o que o deixava mais vulnerável a ser manipulado, tanto por pessoas como pelas circunstâncias, como foi por Abner. Isso pode ser visto durante todo o seu reinado, que não durou muito, apesar de a Bíblia não relatar qual foi o tempo exato. Enquanto ele se enfraquecia e perdia poder, Abner sobressaía. “Abner era mais velho, tinha passado pelas guerras e Is-Bosete não tinha perfil de guerra. Abner tinha todos os soldados do lado dele, tinha contato com os anciãos, então, obviamente, Is-Bosete precisava do Abner e na primeira vez que o confrontou sobre o caso dele com uma concubina de Saul (Rispa, interpretada por Rhaisa Batista), Abner se revoltou contra ele e não o apoiou mais. Dá para ver que era um relacionamento muito vulnerável. Na verdade, Abner estava reinando em Israel em nome de Is-Bosete e a Bíblia fala que Abner estava cada vez mais forte em Israel, exceto na tribo de Judá”, diz.

DEPENDÊNCIA TERRENA
A dependência de Is-Bosete em relação a Abner deixa ainda mais claro a sua falta de confiança nos planos Divinos. Em vez de depender apenas de Deus, ele errou ao confiar em um homem. Essa é a grande lição que o personagem vai deixar na série.

Na Bíblia Sagrada com As Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo, o Bispo explica que Is-Bosete não pôde fazer nada quanto à traição de seu general porque não foi Deus Quem o havia ungido rei, e, sim, Abner. O mesmo acontece com quem vive na dependência dos outros: terá a vida limitada e controlada por eles e isso só mudará a partir do “momento em que despertar e passar a depender somente de Deus e da sua fé”, escreve o Bispo.O Bispo Macedo destaca que a confiança no Criador foi a postura assumida o tempo todo por Davi: “apesar de ter sido ungido para ser rei, ele esperava ser conduzido pelo Próprio Deus até o trono e, por isso, rejeitava qualquer interferência ou estratégia humana para alcançar o poder”. Por ter essa atitude de fé, Davi não fez nada contra Is-Bosete.

“Quando colocamos nossos sonhos nas Mãos do Altíssimo e confiamos na Sua Direção, Ele mesmo nos conduz ao triunfo”, conclui o Bispo. Reis volta em 2023 com novas temporadas.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Vinícius Muhammad