Deus perdoa, mas não inocenta o culpado

“Davi é um exemplo de como devemos nos comportar perante Deus. O pecado dele foi terrível, visto que ele cometeu adultério e depois planejou a morte de seu soldado para ficar com a mulher dele (2 Samuel 11). Depois disso Davi perdeu a paz e pediu: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Salmos 51.1-3).

Davi pede para ser lavado de sua iniquidade. Ele não estava limpo, pois não tinha se confessado totalmente. O lavar de Deus vem quando a pessoa está limpa e pura diante dEle. Mas isso só acontece quando o pecado é totalmente confessado. Pela Fé tudo é possível, mas o tudo só se materializa quando não há mais pecado.

Isso ocorre porque o pecado neutraliza a fé. Ele faz a pessoa duvidar se Deus a ouvirá, se Ele a perdoará. Por isso, a Bíblia ensina a confessar os pecados para limpar a consciência. No momento que Davi se confessou a Deus, ele foi perdoado e teve paz.

No entanto perdão não significa impunidade. Embora Deus perdoe, cada um colhe aquilo que plantou. Deus é compassivo, cheio de amor, perdoa os pecados, mas não nos livra das consequências. Davi colheu os frutos do seu pecado cruel até o dia da sua morte. Ele foi humilhado e envergonhado.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”, diz a Bíblia em Gálatas 6.7. Quem pecou e pediu perdão está perdoado, mas ceifará aquilo que plantou. Deus não nos castiga, mas cumpre Sua Palavra e a Sua Justiça. Deus é amor, mas também é justiça. Ele não permite que a pessoa fique sem colher os frutos do que plantou. Não há como a pessoa ficar livre da colheita. E a colheita do pecado vem à prestação. Foi o que aconteceu com Davi. Ele mesmo disse: “eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. Como ele, ninguém se esquecerá do que fez, pois os frutos sempre estarão ali.

imagem do author
Colaborador

Bispo Macedo / Foto: Getty Images