“Deus sempre tem que ter mais do que nós”
Davi compartilha com Natan o desejo de construir um Templo para Deus
Desde a primeira temporada da Série Reis, temos visto Davi todo o tempo preocupado em agradar a Deus, em fazer dEle o primeiro em sua vida. Isso explica a razão de ele ter chegado aonde chegou: no Trono de Israel, como Deus havia prometido.
Agora, estabelecido em seu palácio grandioso na cidade de Jerusalém, Davi continua com os seus pensamentos voltados em fazer e oferecer cada vez mais para Deus. Primeiro, teve a inspiração de trazer a Arca da Aliança para Jerusalém e assim de aproximar o povo de Deus.
E, recentemente, vimos ele incomodado em morar em um palácio enquanto a Arca da Aliança, que representa o próprio Deus, habita em uma tenda. “Isso é injusto. Deus sempre tem que ter mais do que nós”, disse ao profeta Natan.
Davi tinha consciência de que era o segundo:
Nessas palavras de Davi, vemos mais uma vez um homem, que embora tenha todos os motivos deste mundo para se vangloriar e se considerar “digno” de glória e privilégios, haja vista todas as suas conquistas, sempre teve plena consciência de que era o segundo e que o seu melhor sempre deveria ser dedicado a Deus e não a si próprio.
Confira a cena em que ele fala com Natan:
A vontade de Deus:
Ao tomar conhecimento do desejo do rei, o profeta Natan se alegrou, porém, mais tarde retornou ao palácio dizendo que Deus não quer que ele construa o Templo para Ele.
Obviamente, Davi ficou triste por não poder realizar o seu desejo, que era genuíno e sincero, mas ficou feliz em saber que Deus havia confirmado a sua descendência e concluiu que o mais importante é que a vontade de Deus continue prevalecendo em sua vida.
Por que Deus não deixou que Davi construísse o Templo:
Em seu blog, o Bispo Macedo explica que, como guerreiro, Davi já havia derramado muito sangue, por essa razão Deus não permitiu que ele construísse o tão almejado templo. Mas prometeu que um de seus filhos, aquele a quem escolheria como sucessor no trono, edificaria um Templo para Ele.