Deve haver segredos em um relacionamento?

Imagem de capa - Deve haver segredos em um relacionamento?

Uma aluna enviou uma mensagem por WhatsApp aos professores Renato e Cristiane Cardoso e contou que o marido a bloqueou nas redes sociais. Ele a impediu de ver as postagens dele porque ela sente muito ciúme. Além disso, ela reclama que ele está muito diferente. Por isso, pede conselhos quanto ao que fazer. Renato e Cristiane explicam que no casamento não deve haver segredos entre os cônjuges e que a aluna tem o direito de desconfiar do esposo por causa de suas atitudes. Eles aproveitaram também para dar outras recomendações.

ALUNA – Sou casada e meu marido me bloqueou no Facebook. Ele não me deixa olhar o celular dele. Diz que me ama, mas eu não confio, porque, de um tempo para cá, ele está muito diferente. Eu não sei mais o que fazer com nossa relação.

RENATO – Você diz que tem marido, mas, pelo que relatou, você tem apenas uma pessoa que mora com você. Ele é casado com você no sentido literal da palavra? Porque uma pessoa que é casada com outra demonstra que não existem segredos entre eles. Esse é o significado do casamento, de compartilhar uma vida em comum. Seu marido encontrou razões para bloquear você nas redes sociais e não lhe dar acesso ao celular dele, mas não sei como nem por que vocês chegaram a este ponto.

CRISTIANE – Seu marido está errado e você tem todo o direito de desconfiar dele. Às vezes, as pessoas dizem que são muito ciumentas, mas é porque têm motivos para isso. No seu caso, ele está dando razões para que você desconfie dele, entre elas o fato bloquear você no Facebook e não deixá-la saber com quem ele está conversando no WhatsApp. Imagino que ele faça outras coisas, mas isso que você contou já demonstra quais são as atitudes dele. Ele não lhe passa confiança e você presume que ele deve estar fazendo algo errado. Ele não está fazendo as coisas certas pois, se estivesse, não as esconderia.

RENATO – Pode ser um jogo de poder. Muitas vezes, o homem ou a mulher se sentem feridos no relacionamento, por qualquer razão, e querem dar uma retribuição (o troco) por pirraça. Eu não sei como vocês chegaram até aqui. É importante ter a visão do todo, pois o que nós sabemos apenas é que ele está lhe bloqueando nas redes sociais dele. O problema pode ser ainda maior. Para que ele chegasse a esse ponto, vocês podem ter problemas mais sérios no relacionamento. De qualquer forma, isso é inaceitável no casamento. Nunca, por nenhuma razão, esse comportamento deve ser aceito.

CRISTIANE – Pode ser que você tenha aceitado isso. Às vezes, ele faz algo negativo e você empurra o problema. Você vai deixando. Você acha que esse é o jeito dele e aceita tudo, qualquer desaforo, porque é esposa.

RENATO – O recado que ele recebe nesta situação é: eu posso fazer e não há nenhuma consequência para o que eu faço. Aluna, você precisa considerar como chegaram até aqui e quais são suas responsabilidades. Será que se ele fosse falar no programa (Escola do Amor Responde), ele também diria coisas inaceitáveis? Você tem que olhar sua posição e consertar sua postura. Deve colocar o seu marido na posição de decidir se quer ou não continuar o casamento. Imponha como condição que não existam mais segredos ou privacidade absoluta e que ambos tenham acesso às mensagens. Você tem que confrontar esse comportamento inaceitável da parte dele e, se ele falar que vai ser assim mesmo, deve ter autoconfiança e não se sujeitar. Pode ser até que você não queira perder seu marido, mas não pode ficar abrindo mão do que é básico no relacionamento. Isso acaba se tornando algo normal porque ele não vê limites.

CRISTIANE – É importante dizer, mais uma vez, que você não precisa esperar que seu parceiro se decida, porque ele não se decide. Por exemplo, você reclama, mas ele não muda e você fica refém da situação. Você então deve tomar as decisões no relacionamento.

RENATO – Entenda que ele está se privando de resolver um problema. A decisão dele se resume a não fazer nada.

CRISTIANE – Algumas mulheres costumam deixar o poder de decisão nas mãos do marido, mas eles não fazem nada porque sabem que elas não querem se separar.

RENATO – Dê a ele a chance de tomar uma decisão. Se valorize e, se ele não aceitar, tome uma atitude.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Getty Images