“Devo priorizar a área financeira ou a amorosa?”
CAUÃ – Tenho 19 anos, não faço faculdade e ainda não trabalho, pois passei em um concurso público e estou esperando ser chamado. Sempre ouvi que depois da área espiritual devemos cuidar da sentimental. Meus pais, no entanto, dizem que não posso começar um relacionamento se eu não tiver uma base financeira para me casar. Concordo com as duas opiniões, mas também já ouvi que é fundamental construir o futuro com alguém que esteja ao nosso lado. Por isso, fiquei confuso. Devo priorizar a área financeira ou a amorosa?
RENATO– Motivados pelos pais especialmente e pela sociedade em geral, muitas pessoas dizem: “vou focar na minha carreira, me preocupar com o trabalho e a faculdade, viajar o mundo, ganhar dinheiro, ter bastante experiência e penso no casamento só no futuro. Quando eu chegar aos 30 anos, me preocupo com isso”.
Nós, no entanto, não concordamos com essa visão. É pelo fato de agirem dessa forma e não se preocuparem com a vida amorosa que ficam por aí pulando de cama em cama, como ocorre atualmente. Nós acreditamos que o casamento tem muito a acrescentar à vida de uma pessoa e que pode inclusive ajudá-la a se realizar na área profissional. Contudo, o que acontece normalmente é que, quando priorizam a vida financeira, as pessoas paralelamente namoram aqui e ali e, enquanto isso, o coração vai sendo partido pelas decepções e pelas experiências horríveis no aspecto amoroso.
Quando essas pessoas sentem falta de um relacionamento sério já estão chegando aos 30 anos. Quem mais perde neste jogo é a mulher, pois, quando chega aos 30 anos, os homens com a mesma idade estão procurando moças mais jovens. Vemos então que elas estão errando nas prioridades. Não estamos dizendo que você tem de abandonar sua carreira e se casar. Você pode trabalhar, estudar, mas não precisa descuidar de sua vida amorosa.
Entenda que seu relacionamento é algo muito mais importante do que sua vida financeira, pois, se você estiver bem no seu casamento, terá um parceiro para toda a vida. Existem pessoas que têm muito dinheiro, muito sucesso e são sozinhas. De que isso adianta? Isso é ruim para elas. Não é preciso sacrificar a vida financeira para se casar nem o casamento para ter sucesso profissional.
CRISTIANE- A falta de preocupação com o casamento e com a vida amorosa pode ser algo negativo na vida da pessoa. Se ela não proteger esse campo, prejudicará também outras áreas, ou seja, sempre existirão necessidades das quais ela sentirá falta. Por causa dessa carência, abrirá brechas para o mal. Veja que não é preciso ter um relacionamento para cair em pecado porque hoje em dia os sites na internet levam as pessoas a fazerem o que não deveriam. Pense que essas pessoas talvez estejam focadas no trabalho e à noite ficam sozinhas. Daí acessam a internet e, com isso, prejudicam também a vida espiritual, que é a parte mais importante de todas. Então, estabeleça prioridades. Você relatou que prioriza sua vida espiritual, mas que abaixo dela vem a sentimental. Você pode estudar e trabalhar para ter uma base financeira, mas não negligencie as outras prioridades.
RENATO- Não espere ter casa, carro, dinheiro no banco e tudo em ordem para se casar. Hoje em dia, as pessoas cometem o erro de tentar deixar tudo pronto para depois se casar e não é bem assim. Se você observar a idade de seus avós, de seu pais e de todos antigamente, verá que quando se casaram, na maioria dos casos, não tinham nada materialmente.
E o que elas fizeram? Se uniram, fizeram uma parceria e chegaram com muita luta ao ponto que estão. Atualmente, as pessoas dizem que têm que ter tudo antes de se casar, mas se enrolam e retardam o que realmente é importante na sua vida. A vida espiritual, Cauã, é como o ar que você respira: você não precisa ficar parado para respirar, pois faz isso sem pensar. Você não precisa ser um monge do monastério para acertar na sua vida espiritual. Deve priorizá-la acima de tudo: ela tem que estar ativa a todo momento e em qualquer lugar (em casa, no trabalho, com os amigos, com a família, etc.). O importante é que sua mente esteja conectada a Deus.