Dia das Crianças: como presentear seus filhos?

Entenda como fazer o dia 12 de outubro ser, verdadeiramente, feliz para as crianças

Imagem de capa - Dia das Crianças: como presentear seus filhos?

O Dia das Crianças é celebrado no Brasil todo dia 12 de outubro. Mas, antes mesmo da data, a maioria dos pais já se preocupa e se organiza para compra dos presentes para seus filhos. No entanto, se esquece do que, realmente, importa para eles.

Entenda:

Brinquedos e presentes podem até fazer a alegria das crianças por um tempo, mas logo essa animação acerca do novo passa. Porém, o que eles desejam, de verdade, é a atenção dos pais, que tem sido cada vez mais escassa, diante da rotina corrida e compensada pelos pequenos com o uso da internet.

E é justamente sobre esse fator que muitos pais não têm se importado, ou seja, com o que seus filhos têm consumido na internet. Pois, muito mais do que algo físico, seus filhos precisam de cuidado e atenção, para que isso não seja terceirizado com a tecnologia e as telas.

O que você precisa saber:

Por tanto, neste Dia das Crianças, os pais são incentivados a refletir sobre seu papel na vida dos filhos, especialmente no que diz respeito ao uso da internet e das telas. Durante uma palestra, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane, destacaram a importância dos pais se interessarem pelo “mundo dos filhos” e estarem conscientes do conteúdo consumido por eles online.

Renato ressaltou que os adultos já têm dificuldade em lidar com a vasta quantidade de informações disponíveis na internet, especialmente o conteúdo prejudicial. Por isso, é ainda mais desafiador para uma criança processar essas informações de maneira saudável, reforçando a necessidade de supervisão parental.

Já Cristiane acrescentou que a internet cria uma falsa sensação de liberdade para as crianças, onde elas acreditam que tudo é permitido.

  • “Muitos pais falam: ‘Ah, mas meu filho não fica na dark web, não fica nos joguinhos’, mas fica assistindo streaming, vídeos, filmes, séries e ele está ali, também, vivendo um mundo virtual, porque aquilo é tudo ficção, é tudo uma coisa que não está na realidade [dele] e ele está se alimentando…”, ponderou Cristiane.

Todavia, proibir o uso da internet, segundo Renato, não é eficaz, pois desperta mais curiosidade nas crianças. A recomendação é que os pais limitem o acesso e supervisionem as atividades online, garantindo que eles estejam no controle do que os filhos fazem no ambiente virtual.

  • “Não estamos falando de proibição, mas estamos falando de você limitar. Se seu filho vai navegar na internet, não deixe ele ser o capitão desse navio. Você é o capitão, você quem tem que estar guiando, acompanhando o que ele está fazendo e se você não pode estar acompanhando, então, ele não vai usar”, completou.

O presente ideal para o Dia das Crianças:

Além disso, os pais precisam também se atentar sobre o próprio casamento, para se tornar um exemplo para os filhos, cultivando bons hábitos em família.

“O melhor presente que um pai pode dar aos seus filhos é amar a mãe deles. Amar em todos os sentidos da palavra. O melhor presente materno é respeitar o pai de seus filhos. Quando o casamento dos pais é sólido, quando pai e mãe se amam, se respeitam, e vivem bem entre si, eles presenteiam seus filhos com o que mais precisam: exemplo e estabilidade”, explicou o Bispo Renato.

Assim, aceite o desafio neste Dia das Crianças, e em vez de (ou além de) comprar presentes, como brinquedos e jogos, com o intuito de “alegrar” seus filhos por alguns momentos, faça isso:

  • Pai e mãe: Dê a si mesmo de presente o livro Casamento Blindado e aplique os ensinamentos em seu relacionamento a dois, para a edificação da sua própria família;
  • Filhos: Dê o livro de presente para seus pais e peça que leiam;
  • Qualquer pessoa que lê isto: Presenteie o livro a algum casal amigo que tenha filhos ou que esteja pensando em ter um.

Afinal, investir no casamento é uma ótima ideia para fazer crianças mais felizes.

Saiba mais:

Como uma ferramenta para os pais e um verdadeiro presente para os pequenos, agora, os ensinamentos da Escola Bíblica Infantil (EBI) ganharam uma versão animada e ainda mais divertida de aprender.

Perfeito para reunir a família em um momento de diversão edificante, a nova série exclusiva produzida pelo Univer Vídeo estreia no dia 12 de outubro, exatamente no Dia das Crianças, com muitas histórias, brincadeiras e lições.

A produção acompanha Nino e sua turma em aventuras educativas ao longo de 6 episódios, onde eles aprendem conceitos bíblicos por meio de histórias como Adão e Eva, A Pesca Maravilhosa, a Torre de Babel, e José e Seus Irmãos. A animação ensina os princípios da fé verdadeira e como aplicá-los no cotidiano, abordando temas como orgulho, desobediência e perdão.

Com o objetivo de replicar a experiência da Escola Bíblica Infantil, a série busca transmitir os ensinamentos de Deus, ajudando as crianças a desenvolverem valores morais e fortalecerem seu crescimento espiritual.

Assista o vídeo:

O que fazer:

Não perca nenhuma novidade! Acesse agora o www.univervideo.com e faça a sua inscrição. É simples, rápido e fácil.

Feito isso, é só anotar na agenda para não esquecer: dia 12 de outubro, no Dia das Crianças, estreia a série EBI!

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock