Dia de Finados: o que você precisa saber
Entenda a importância de não ficar preso ao passado
No calendário brasileiro, o Dia de Finados ou Dia dos Mortos é comemorado no dia 2 de novembro. Muitas pessoas aproveitam a data para lembrar dos entes queridos que faleceram, inclusive, visitando seus túmulos.
Apesar dessas ações trazerem um aparente conforto, você deve se utilizar de outras ferramentas para trabalhar o sentimento de perda e luto.
Não fique preso ao passado:
Em nenhum momento a Bíblia fala sobre lamentar a partida de alguém, muito menos orar para que a sua alma alcance a Salvação. Pelo contrário.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo
Hebreus 9:27
O pior é que, além da tristeza da perda, muitos deixam de cuidar de si, acabam entrando em depressão e perdem a razão de viver.
Em seu livro “O Pão Nosso para 365 dias”, o Bispo Edir Macedo esclarece que não devemos permanecer amarrados a estas tradições e sentimentalismos.
- “Os costumes religiosos convencionaram o dia 2 de novembro como o dia dos mortos, levando muitos a reviverem o luto e se emocionarem pelos que não estão mais aqui. Porém, isso não tem base bíblica. Guarde seu coração. Não gaste energia lamentando o que passou”, escreveu.
O Bispo acrescenta que nossos esforços devem ser pelos que estão vivos, pois é enquanto há vida que a Salvação pode ser conquistada.
- “Temos a oportunidade preciosa de fazer o melhor pelos que ainda estão neste mundo, pelos que ainda estão ao seu lado”, concluiu o Bispo.
Um apoio essencial:
É para ajudar os que enfrentam esse momento difícil que existe o Projeto Consolador, da Universal, um dos braços da Evangelização (EVG).
- Nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, será realizada a ação social EVG Consolador nos 26 estados e no Distrito Federal. A iniciativa tem por missão levar palavras de fortalecimento e alívio, de modo a ajudar as pessoas a superarem a dor do luto. Os cemitérios de quase 2,4 mil cidades receberão cerca de 44 mil voluntários prontos para levar conforto emocional à população brasileira.
- Apenas em São Paulo, a ação social no Cemitério Vila Formosa, com cem voluntários, deve alcançar cerca de mil pessoas. Em algumas cidades, haverá a doação de livros e jornais, além da distribuição de água e café. Também de acordo com a locação, podem ser fornecidos serviços de aferição de pressão e atendimento com psicólogos.
Caso precise do apoio deste projeto, vá à Universal mais próxima de sua casa. Encontre o endereço aqui. Além disso, você também pode entrar em contato pelas redes sociais da EVG: Facebook e Instagram.