Dia Mundial da Saúde Mental

Constantemente a Universal promove ações na luta contra os problemas de saúde mental e emocional

Imagem de capa - Dia Mundial da Saúde Mental

A data de 10 de outubro foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental. Criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) a data quer chamar a atenção para a questão da saúde mental global.

Por que é importante:

O mundo viu a saúde mental das pessoas ser abalada com a pandemia do coronavírus. Casos de depressão, ansiedade, suicídio e outros problemas emocionais aumentaram consideravelmente.

Em 2020, por exemplo, foi constatado que a saúde mental dos estadunidenses atingiu seu ponto mais baixo, historicamente. Os transtornos mentais aumentaram em 50%. Também houve aumento no consumo de álcool e outras substâncias. Já os jovens adultos apresentaram duas vezes mais probabilidade de recorrerem ao suicídio, em comparação aos anos anteriores.

Como vencer os problemas mentais?

Uma das ferramentas mais eficazes contra os problemas mentais e emocionais é a fé. A própria ciência já admitiu que ela é capaz de sustentar o ser humano em tempos difíceis.

A economista Jeanet Bentzen, da Universidade de Copenhague, identificou que a procura pela palavra “oração” no Google, em 95 países, alcançou um recorde. Isso significa que há o desejo nas pessoas em buscar pela fé nos momentos difíceis.

Um estudo integrante com 130 pessoas mostrou que aqueles que valorizavam a espiritualidade possuíam um córtex cerebral mais espesso e que isso ajudava a proteger contra a depressão.

O Hospital McLean, em Massachusetts, decidiu criar um programa, em 2017, com uma equipe multidisciplinar, que permitisse a espiritualidade no tratamento de pacientes. Desde então, mais de 5 mil pessoas já foram atendidas e 90% relatou experimentar algum tipo de benefício.

Movimentos e ações

Constantemente a Universal promove ações na luta contra os problemas de saúde mental e emocional. Por meio do Grupo da Saúde (GSU) realiza palestras e eventos de conscientização e cuidado a respeito da saúde mental e emocional dos profissionais da saúde.

O projeto Help, que faz parte da Força Jovem Universal (FJU), também é voltado para ajudar as pessoas que são vítimas da depressão, ansiedade e desejos de suicídio.

Durante todo o mês de setembro, o grupo realizou diversas ações em todo o Brasil oferecendo apoio e locais de escuta para quem tivesse necessidade de desabafar.

Por último, mas não menos importante, também existe o grupo Depressão tem Cura, em que os voluntários estão prontos para receber os que precisarem de ajuda para vencer este e outros problemas emocionais.

Acesse as redes sociais dos grupos e, além disso, procure a Universal mais próxima da sua casa para ter ajuda de um deles.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedidas