Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A data tem como principal objetivo alertar e conscientizar a população sobre o enfrentamento a todos os tipos de violência
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde então, a data é lembrada anualmente no dia 15 de junho e tem como principal objetivo alertar e conscientizar a população sobre o enfrentamento a todos os tipos de violência, por exemplo:
- agressão física,
- abandono,
- exploração financeira,
- violência emocional,
- negligência,
- violência sexual;
- discriminação.
Saiba mais detalhes sobre este cenário:
- No Brasil, apenas nos primeiros cinco meses de 2023, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do Disque 100, recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social.
- No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa um aumento de 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente.
- Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Frente a isso, no início deste mês, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou a campanha “Junho Violeta” que tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de atuar na garantia dos direitos humanos e no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.
Como orientar os idosos contra as formas de violência:
- Devido aos diversos fatores, entre eles, o medo e o trauma causado pela violência, os idosos têm dificuldades de denunciar.
- Além disso, muitas vezes, nas ocorrências recebidas nas delegacias, os principais suspeitos são familiares ou pessoas próximas.
- Por isso, é muito importante que se mantenha o cuidado e o respeito à integridade física e psíquica dos idosos. Bem como conscientizar e incentivar a denúncia de casos de violência contra eles.
- Ademais, informá-los sobre os seus direitos e tratá-los com empatia, integrando-os à sociedade e a grupos de convivência.
Conheça o trabalho do grupo Calebe Universal:
O Calebe Universal é um grupo que presta assistência aos idosos, promovendo atividades em diversas áreas como saúde, cultura e cidadania, além de apoio espiritual e psicológico. Os idosos cursam oficinas, participam de competições e aulas de esporte.
Frequentemente, voluntários realizam ações sociais que oferecem emissão gratuita de documentos, orientação jurídica sobre aposentadoria, questões previdenciária e de família, entre outros. Além disso, serviços de saúde e bem-estar também são prestados por profissionais. Recentemente, os idosos puderam aprender a como se defender de golpes financeiros em uma palestra especial que ocorreu em 24 estados brasileiros e beneficiou mais de 14 mil pessoas.
Clique aqui e saiba como foi esta ação.
Quer saber mais sobre o Calebe e participar do grupo? Acompanhe as ações por meio das redes sociais como o Instagram. Ademais, confira aqui mais novidades sobre o grupo.