Dia Nacional de Combate ao Bullying e à violência na escola

Palestras são porta de entrada nas escolas para abordar o assunto e ajudar os alunos a entenderem sobre o Bullying.

Imagem de capa - Dia Nacional de Combate ao Bullying e à violência na escola

O dia 7 de Abril é lembrado pelo Dia Nacional do Combate ao Bullying nas Escolas. Essa data é importante pois é lembrada para conscientizar e promover o combate dessa prática que tem afetado boa parte dos estudantes.

 

Entenda o Bullying

O Bullying se torna cada vez mais visto na sociedade, principalmente no meio escolar onde há um maior convívio com pessoas diferentes. Entretanto, o que muitos não entendem é que tal ato praticado, é na verdade, o reflexo de coisas que carregam dentro de si e que afeta outras pessoas ao seu redor.

A saber, a prática do Bullying se caracteriza por diversos fatores, sendo alguns deles:

  • Agressão física, psicológica e/ou verbal;
  • Apelidos e piadas ofensivas;
  • Brincadeiras com inseguranças;
  • Ameaças;
  • Discriminação;
  • Cyber Bullying (praticado pela internet e redes sociais).

Geralmente, essas práticas são feitas no ambiente social, em frente a outras pessoas, como forma de constranger a vítima e aparentar certo domínio.

O que as pesquisas apontam

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, 12% dos estudantes brasileiros de 13 a 17 anos revelaram ter praticado algum tipo de bullying na escola e 23% afirmaram que, por duas ou mais vezes, se sentiram ofendidos ou humilhados pelos colegas, nos 30 dias anteriores à pesquisa.

De fato, o impacto do Bullying na vida de um jovem gera diversas marcas que ele pode levar durante toda sua vida. Inclusive, muitas pessoas ainda carregam dentro de si o trauma que um dia sofreram em sua época de escola.

Stop Bullying

Pensando nisso, os voluntários da Força Teen Universal (FTU), realizam palestras como Stop Bullying nas escolas sendo uma forma de ajudar e prevenir o Bullying entre os jovens e adolescentes, oferecendo apoio aos alunos, compreendendo a importância de se colocar no lugar do outro.

Confira este vídeo especial que fala sobre o importante trabalho do FTU no combate ao bullying:

Veja também:

Stop Bullying

Gostou? Confira as ações do Stop Bullying e conheça o trabalho do FTU de perto e saiba como inscrever a sua escola nas palestras, acessando: www.instagram.com/educaacao.brasil. Juntos nós podemos vencer o bullying!